Vencedor do Pulitzer deixou o jornalismo porque não conseguia pagar a renda

Rob Kuznia / Twitter

Um dos vencedores deste ano do conceituado Prémio Pulitzer, atribuído nos EUA aos trabalhos de jornalismo de excelência, já não exerce a profissão – que deixou porque não lhe dava rendimentos suficientes para viver.

Rob Kuznia foi um dos galardoados com um dos Prémios Pulitzer deste ano, juntamente com a jornalista Rebecca Kimitch e o editor Frank Suraci, por uma série de artigos sobre a corrupção numa escola de Torrance, na Califórnia, publicados no jornal local The Daily Breeze.

O agora Relações Públicas, que trabalhou durante 15 anos como jornalista em órgãos locais, deixou a actividade no ano passado, perante as dificuldades económicas. O salário que ganhava no pequeno jornal da Califórnia não lhe permitia pagar a renda do apartamento onde vivia, confidenciou o próprio ao LA Observed.

Rob Kuznia trabalha neste momento no Departamento de Comunicação da Fundação USC Shoah e recebeu o Pulitzer com uma lágrima no canto do olho, depois de ter sido obrigado a deixar o jornalismo por razões financeiras.

O ex-jornalista de 39 anos revelou ainda ao The New York Times que os responsáveis do jornal chegaram a oferecer-lhe um aumento, mesmo antes de ter vencido o Pulitzer. Contudo, nem assim, o valor era suficiente para fazer face às suas necessidades.

Este caso é o retrato das crescentes dificuldades económicas que os jornalistas experimentam na sua profissão e vidas pessoais, não apenas nos EUA, mas um pouco por todo o mundo.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.