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Está a chegar o herdeiro do Concorde

A empresa norte-americana Aerion está a construir o que já é considerado o sucessor do icónico Concorde, o avião supersónico que fazia Londres-Nova Iorque em três horas. 

A ambição de construir um avião supersónico começou mesmo antes de o Concorde ter sido retirado do mapa. Desde 2002 que o empresário texano Robert Bass, diretor da empresa Aerion, tinha essa ambição.

Porém, costuma-se dizer que a crise toca a todos e os avanços da regressão financeira à escala mundial não foram exceção para o multimilionário que teve de deixar o projeto mais uns tempos na gaveta.

Agora, depois de vários anos adormecido, o avião que promete viajar mais rápido do que a velocidade do som começou finalmente a ganhar asas, avança o El País.

A empresa norte-americana espera que o primeiro protótipo esteja pronto para o seu primeiro voo em 2021 e, caso os prazos de certificação sejam cumpridos a tempo e horas, as primeiras entregas comecem dois anos depois.

Esta aeronave, que já é considerada a sucessora do Concorde, só tem uma pequena grande diferença. Enquanto que o famoso avião, que terminou os seus voos em 2003, operava pela Air France e pela British Airways, este vai começar a ser vendido como jato privado.

O modelo só está então disponível para alguns bolsos, já que o preço por unidade ronda os 120 milhões de dólares, cerca de 113 milhões de euros.

O avião, que será construído juntamente com a Airbus, vai ligar as duas costas do Atlântico em apenas quatro horas a uma velocidade Mach de 1,5, ou seja, o equivalente a 1,5 vezes a velocidade do som.

O design vai ser semelhante ao do Concorde e a cabine terá capacidade para transportar entre oito a doze pessoas.

Apesar do preço exorbitante, há quem já esteja de olho neste avião. Caso disso é a FlexJet, uma operadora especializada em aviões privados, que já fez um pedido inicial de 20 unidades.

A montagem final do avião vai ficar a cargo da Aerion e será feita num complexo com 40 hectares, que vai começar a ser construido em 2018. A ideia é que esta área esteja situada num aeroporto próximo de uma zona reservada que permita a realização deste tipo de voos supersónicos.

Além disso, existe também a preferência de que seja numa zona perto do mar, uma vez que esse fator permitiria o transporte por barco das grandes componentes do avião.

ZAP

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