/

Varoufakis diz que a recuperação económica de Portugal, Espanha e Irlanda é mentira

3

marclozano / Flickr

O ex-ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ex-ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis considerou este sábado que “é uma mentira” dizer que Portugal, Espanha ou Irlanda estão em recuperação económica, e defendeu que a política económica da Europa “é um falhanço abjecto”.

Durante uma intervenção no Fórum por um Plano B na Europa, em Madrid, Yanis Varoufakis enviou um “grande obrigado” ao povo espanhol por “não ter comprado a mentira da história de sucesso” da economia espanhola nas eleições gerais do passado mês de dezembro.

Os espanhóis “não compraram a mentira da história de sucesso e não tiveram medo”, afirmou o ex-ministro das Finanças grego, citado pelo Observador.

“Quando Alexis Tsipras foi obrigado a render-se, assinado um novo programa de austeridade, perante a falta de liquidez na Grécia, Mariano Rajoy apareceu a dizer que era aquilo que os esperava se votassem no Syriza espanhol”, recordou Varoufakis, referindo-se ao Podemos de Pablo Iglesias..

Nas eleições espanholas de 20 de dezembro, o Partido Popular do primeiro-ministro Rajoy foi o partido mais votado, assegurando 123 deputados. O Podemos consolidou-se como terceira força política em Espanha, com 69 deputados, atrás do PSOE de Pedro Sanchez.

“Falam em recuperação. Que recuperação em Espanha e em Portugal? Ou na Irlanda? A política económica europeia é um falhanço abjecto!”, defendeu Varoufakis.

A Irlanda fechou 2015 com um crescimento do PIB de 6,9%, a Espanha com uma subida de 3,2% e Portugal de 1,5%.

Ainda assim, Yani Varoufakis considera que “a velha Europa está a desintegrar-se, a morrer”.

A nova Europa está a nascer“, conclui o ex-ministro grego.

ZAP

3 Comments

  1. Foi o filósofo e sociólogo francês Jean Baudrillard que insistia que as nossas sociedades contemporâneas se alicerçavam em simulacros e simulações. Hoje isso parece mais evidente do que nunca. Não constituem novidade as palavras de Varoufakis. O que se tem feito a pretexto da economia, cujo quadro macroeconómico de facto pouco se alterou (ou piorou até!), é uma tentativa de profunda alteração política no que concerne a leis do trabalho, leis sociais, etc.

  2. No que respeita a Portugal, estou inteiramente de acordo. Estão a tentar passar a ideia que está tudo nos eixos, para manterem seus tachos dourados. E pior que tudo creio que ninguém faz a mínima ideia do que fazer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.