Vão ser precisos 300 milhões para indemnizar as vítimas dos ataques em Paris

1

France Diplomatie

A "Marcha Republicana" reuniu mais de 1 milhão de pessoas em Paris contra o atentado ao Charlie Hebdo

O governo francês estima que sejam precisos 300 milhões de euros para indemnizar as vítimas dos ataques, ocorridos em novembro passado, na capital francesa.

A França estima que as indemnizações às vítimas dos atentados em Paris e Saint-Denis cheguem aos 300 milhões de euros, dos quais 6,7 milhões já foram pagos.

“O fundo de garantia já pagou 6 milhões de euros às famílias das pessoas que morreram e 771 mil euros para despesas de viagem ou estadia dos seus parentes, feridos e as suas famílias. O orçamento para a indemnização pode chegar a 300 milhões de euros”, disse Christiane Taubira, ministra da Justiça francesa, em entrevista publicada no jornal Le Parisien.

A ministra indicou que a ajuda às vítimas ocorre desde que aconteceram os ataques a 13 de novembro. Desde então, foram recebidas 11 mil chamadas telefónicas, bem como mensagens de texto e e-mails nos 120 postos criados para ajudar os familiares.

Com base na experiência do atentado em janeiro contra o jornal satírico Charlie Hebdo, foi criado um número único para centralizar todas as consultas.

“Com 130 vítimas percebemos que era também necessário um centro físico”, acrescentou, o que explica a abertura do centro da Escola Militar em Paris.

Taubira acrescentou ainda que 54 associações de vítimas colaboram com o Estado francês no acompanhamento do fundo dos afetados.

ZAP / AgênciaBrasil

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.