/

Valor das avaliações das casas subiu 1%

O valor médio de avaliação da habitação pela banca em Portugal atingiu em maio 1.026 euros por metro quadrado, mais 1% (10 euros por metro quadrado) do que em abril, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, o valor médio da avaliação bancária no âmbito da concessão de crédito registou um aumento homólogo de 3,1% em maio, contra 2,6% em abril.

A Área Metropolitana de Lisboa, com uma subida de 1,3%, valor de avaliação de 1.253 euros por metro quadrado, em maio face a abril, foi a que mais contribuiu para o resultado agregado, adianta o INE.

Em comparação com o mês homólogo de 2014, em maio deste ano a Área Metropolitana de Lisboa, com uma variação de 6,1% (igual à observada no mês anterior) também se destacou como a região com a subida mais intensa.

O INE refere ainda que o valor médio de avaliação bancária dos apartamentos em maio foi de 1.075 euros por metro quadrado, mais 1% (um aumento de 11 euros) do que em abril e mais 4,4% do que no mês homólogo de 2014.

Em termos homólogos, a Área Metropolitana de Lisboa, com uma subida de 7,1%, deu o contributo mais relevante para a variação observada no total do país para este segmento.

As tipologias de apartamentos ‘T2’ e ‘T3’ registaram valores médios de avaliação para o total do país, respetivamente, de 1.066 euros e 1.015 euros por metro quadrado.

Em relação ao valor médio de avaliação bancária das moradias em todo o país, este fixou-se em maio em 943 euros por metro quadrado, mais 6,0 euros por metro quadrado do que em abril e 1,6% do que no mesmo mês de 2014.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.