/

Valladolid na rua contra presidente da Câmara machista

d.r. Isabel Valle, @valleisabel65 / Twitter

Presidente machista fora da minha vista

Presidente machista fora da minha vista

Mais de 500 pessoas protestaram em frente à Câmara Municipal de Valladolid, no noroeste de Espanha, depois de o presidente, León de la Riva, ter feito um comentário sobre violação numa entrevista na rádio.

Os manifestantes formaram uma corrente de sutiãs e pediram a demissão do presidente da Câmara Municipal, León de la Riva, que tem já histórico a fazer comentários sexistas.

O autarca tinha dito que tinha receio de estar sozinho com uma mulher, não fosse ela depois acusá-lo de a ter tentado violar.

Imagine que entra num elevador, e há uma jovem se atira a si. Ela entra no elevador, tira o soutien e a saia, e depois sai a gritar que você tentou violá-la“, diz La Riva.

O comentário de La Riva causou revolta e rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter espanhol, com a hashtag #EscracheDeSujetadores (protesto do sutiã, em tradução livre).

O termo foi criado por Ada Colau, uma conhecida activista social de Barcelona, que não tinha pensado em desencadear um protesto quando o usou pela primeira vez.

“Foi uma boa forma de resumir a indignação de mulheres e homens decentes deste país”, diz Colau à BBC.

“Mas é também uma forma de mostrar aos machistas como este La Riva que não nos tirarão nem a dignidade nem o sentido de humor”, acrescenta a activista.

Polémicas

A entrevista do autarca espanhol ocorreu a meio de uma série de controvérsias envolvendo o crime de violação em Espanha, que também geraram uma forte reacção na internet.

A semana passada, um juiz espanhol desconsiderou um caso de estupro envolvendo cinco jovens na cidade de em Málaga, no sul do país, o que gerou protestos nas ruas e na internet, junto com a hashtag #NoEstásSola (não estás sozinha).

A reacção não se deu apenas pelo caso em si, mas pelos comentários feitos por algumas autoridades espanholas.

Chema Concellon / Flickr

Francisco Javier León de la Riva, o presidente da Câmara de Valladolid, no centro da polémica

Francisco Javier León de la Riva, o presidente da Câmara de Valladolid, no centro da polémica

O presidente da Câmara de Málaga pediu aos moradores para não alardearem o caso, porque mais de 1000 casos de violação são registados todos os anos em Espanha e que, por isso, Málaga não deveria ganhar fama como um lugar perigoso.

Algumas semanas antes, o governo espanhol tinha divulgado um guia para reduzir o número de violações no país.

O guia recomenda que as cortinas de casa sejam mantidas fechadas e que os primeiros nomes dos moradores sejam removidos das caixas de correio.

Muitos ficaram chocados com esta abordagem e defendem que as recomendações atribuíam a responsabilidade da violação às vítimas, em vez de se focar nos criminosos.

Ganemos Valladolid / Twitter

Valladolid saiu à rua com soutiens

Valladolid saiu à rua com soutiens

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.