//

Vai estrear o primeiro filme protagonizado por uma atriz androide

Production Committee

Leona, a robô humanoide, e Tania - protagonizadas respectivamente por ... Geminoid F e Bryerly Long

Leona, a robô humanoide, e Tania – protagonizadas respectivamente por … Geminoid F e Bryerly Long

O filme japonês “Sayonara”, o primeiro coprotagonizado por uma atriz androide, vai chegar aos cinemas japoneses no dia 21, depois da sua estreia internacional, durante o 28.º Festival de Cinema da capital japonesa.

O filme é um projeto conjunto do realizador japonês Koji Fukada, o dramaturgo Oriza Hirata e o professor e engenheiro Hiroshi Ishiguro, líder do Laboratório de Telecomunicações Avançadas do Japão, famoso pelos seus desenhos de robôs com aspeto humano.

Sayonara” (“Adeus”, em japonês) relata a relação entre Leona, uma robô humanoide, e Tania, uma mulher que ficou gravemente doente depois de ter sido afetada pelas radiações resultantes de um acidente nuclear não especificado.

O filme é uma adaptação de uma obra de teatro do citado autor japonês e a “primeira película protagonizada por um humano e um androide”, segundo o Festival Internacional de Cinema de Tóquio (TIFF), onde decorreu a estreia no fim de semana passado.

O robô protagonista é capaz de falar e de reproduzir expressões humanas no seu rosto, mas não consegue andar, pelo que aparece no filme numa cadeira de rodas.

O seu corpo está construído com um esqueleto metálico articulado e coberto por borracha e silicone de aspeto selhante à pele e durante a rodagem foi operado por controlo remoto.

O androide é um modelo Geminoid-F, desenvolvido por Ishiguro, que nos últimos 10 anos desenhou e construiu várias gerações de autómatas de aspeto humano e capazes de interagir com pessoas – incluindo um clone robótico de si próprio.

O trabalho de Ishiguro foi reconhecido este ano com o Prémio Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério nipónico de Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

Alguns dos seus autómatos estão em exibição no Museu da Ciência Emergente e a Inovação Miraikan, de Tóquio.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.