Usain Bolt perde medalha de ouro por doping de companheiro

Bernd Thissen / EPA

Usain Bolt vence os 200m nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, 19 de Agosto de 2016

O jamaicano vai perder uma das suas nove medalhas de ouro olímpicas, depois de o seu compatriota Nesta Carter ter tido um controlo positivo em Pequim 2008, sendo desclassificada a estafeta 4×100 metros.

Usain Bolt conquistou os 100, 200 e 4×100 metros nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016, perdendo agora a medalha na estafeta conquistada na China.

Além de Nesta Carter, o Comité Olímpico Internacional anunciou ainda que a russa Tatiana Lebedeva também teve um controlo positivo nos mesmos Jogos, perdendo a medalha de prata no salto em comprimento e no triplo salto.

Com esta decisão do COI, Trinidad e Tobago é o novo vencedor da medalha de ouro, o Japão agora é medalha de prata e o Brasil entra para o pódio e herda o bronze.

Nas Olímpiadas de 2016, realizadas no Rio de Janeiro, Bolt tinha conquistado a famosa “tripla tripla”.

Depois de se ter sagrado tricampeão nos 100 metros, o atleta jamaicano juntou-lhe o mesmo título nos 200 metros e, juntamente com Asafa Powell, Yohan Blake e Nickel Ashmeade, conquistou o ouro pela terceira vez consecutiva no percurso da estafeta de 4×100 metros em 37,27 segundos.

Na altura, o atleta revelou que esta seria a sua ultima prestação numa edição dos Jogos Olímpicos. “Estou aliviado e orgulhoso, pois tudo se tornou realidade”, disse no final da corrida. “Sou o maior da história”, atirou.

Em novembro do mesmo ano, Bolt afirmou que ia aventurar-se no futebol europeu. O Borussia de Dortmund chegou a dizer que estava disposto a acolher o “Lightning Bolt” mas o jamaicano também mostrou interesse no Manchester United, algo que, na sua perspetiva, “seria épico”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.