Ursos polares alimentam-se de golfinhos devido a mudanças climáticas no Ártico

Jon Aars / Norwegian Polar Institute

Cientistas noruegueses descobriram que os ursos polares estão a alimentar-se de golfinhos no oceano Ártico, e consideram que esta mudança de dieta se deve ao aquecimento das águas.

Os ursos polares alimentam-se normalmente de focas, mas a edição deste mês da revista Polar Research mostra golfinhos a serem devorados por um urso, em imagens captadas por Jon Aars, do Instituto Polar norueguês.

“É possível que novas espécies estejam a surgir na dieta dos ursos polares devido às mudanças climáticas, uma vez que isso está a propiciar a chegada de novas espécies ao norte”, disse Jon Aars à AFP.

O primeiro incidente que documentou ocorreu em 24 de abril de 2014, quando a sua equipa se deparou com um urso polar a alimentar-se das carcaças de dois golfinhos-de-bico-branco.

Apesar de os golfinhos serem vistos regularmente nos meses de Verão no Ártico norueguês, na altura em que o gelo derrete, estes nunca foram vistos durante o Inverno ou na Primavera quando o mar se encontra coberto de placas de gelo.

No entanto, os cientistas noruegueses têm relatado um forte recuo das placas de gelo e dois invernos quase sem gelo nos últimos anos. Segundo os especialistas, esta poderá ter sido a razão que atraiu a norte os golfinhos, que podem ter ficado presos com a chegada repentina do gelo e a formação de placas densas.

Jon Aars refere ainda que o urso que fotografou tinha, possivelmente, apanhado os dois golfinhos quando estes vieram à tona para respirar através de um pequeno buraco no gelo.

“Mesmo que tenham visto o urso, certamente os golfinhos não tiveram outra alternativa”, disse. Nas fotos vê-se um urso macho velho, visivelmente magro, a devorar um dos golfinhos e aparentemente a guardar outro sob a neve, para mais tarde – algo que o cientista nunca tinha visto antes.

“Nós pensamos que ele tentou cobrir o golfinho de neve na esperança de que outros ursos, raposas ou pássaros tivessem menos hipóteses de encontrá-lo”, esclareceu o cientista, acrescentando que tal permitiria ao urso comer o golfinho “um ou dois dias mais tarde, após digerir o primeiro”.

Após o primeiro incidente em 2014, foram notificados mais cinco casos de golfinhos presos no gelo ou capturados, os quais foram depois devorados por ursos.

“Penso que isso não significa uma grande perturbação” na dieta dos carnívoros, argumentou, dizendo ainda que “trata-se apenas do facto de os ursos polares estarem a confrontar-se com espécies que, até agora, desconheciam”.

Situado no topo da cadeia alimentar do Ártico, os ursos polares são predadores oportunistas igualmente conhecidos por se alimentarem de pequenas baleias, se tal oportunidade surgir.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.