O universo poderia autodestruir-se à velocidade da luz

NASA

A NASA está a explorar o nosso Sistema Solar e além a fim de compreender o funcionamento do Universo, em busca de água e vida entre as estrelas.

E se nosso universo viesse com um botão de autodestruição tão eficiente, que todas as coisas deixariam de existir e a vida se tornaria algo impossível para sempre?

A possibilidade de o universo gerar uma bolha letal de vácuo, que se expandiria em todas as direções à velocidade da luz, é remota – mas é uma hipótese que poderia ser responsável por esse terrível desfecho.

Essa possibilidade é analisada num vídeo do Kurzgesagt – In a Nutshell, canal de divulgação científica no YouTube, que aborda um hipotético desastre natural de proporções épicas: o colapso do universo por decaimento do vácuo.

O canal é conhecido por debater assuntos como o universo, a física e as conspirações, de forma simples e simpática.

Na teoria analisada, um evento de energia suficientemente potente poderia empurrar uma pequena região do universo para um estado de decaimento do vácuo.

Isso iniciaria um efeito dominó, gerando um bolha que se espalharia à velocidade da luz e destruiria tudo no seu caminho durante o processo.

Segundo o Kurzgesagt, seria a forma mais eficiente de destruir o Universo.

Este é um cenário muito especulativo. Ninguém sabe se o decaimento do vácuo é realmente possível, ou se é uma verdadeira ameaça ao nosso planeta.

Mas seria, para todos os efeitos, uma forma épica de o Universo conhecer o seu fim…

ZAP / Canaltech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.