Universidade das Nações Unidas vai instalar polo em Guimarães

a m / Flickr

-

O Estado português e a Universidade das Nações Unidas assinaram hoje dois acordos para a instalação na Universidade do Minho de uma “unidade operacional” na área da governação eletrónica, um projeto que contribuirá para “valorizar a administração pública”.

“Tenho a certeza que este projeto irá contribuir para reforçar ainda mais, por um lado, a capacidade de inovação, de conhecimento e de internacionalização da Universidade do Minho e, ao mesmo tempo, contribuir também para valorizar a nossa administração pública”, afirmou o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, no final da assinatura dos acordos.

Segundo uma nota distribuída pelo gabinete do primeiro-ministro, o objetivo da Unidade, que funcionará no polo de Guimarães da Universidade do Minho, será o apoio ao sistema das Nações Unidas e aos estados membros da organização “na transformação dos mecanismos de governação através de aplicações estratégicas de tecnologias de informação e comunicação, para contribuir para o desenvolvimento social económico inclusivo, para a sustentabilidade ambiental, para a paz e segurança”.

Sublinhando que se trata de uma “ótima oportunidade para Portugal”, Poiares Maduro notou que a criação do novo polo da Universidade das Nações Unidas contribui para o reforço da “massa crítica” portuguesa e do conhecimento numa área fundamental da administração pública.

Além disso, acrescentou, representa uma oportunidade para reforçar a internacionalização do sistema universitário português e da administração pública.

“É um projeto que pode também ter um papel muito importante em termos de potencial e da capacidade da nossa administração pública, conhecer e ao mesmo tempo também promover e divulgar melhores práticas em termos de modernização da administração e, sobretudo, da governação eletrónica do Estado”, frisou.

O reitor da Universidade das Nações Unidas, David Malone, adiantou ainda que o programa que vai ser desenvolvido em Portugal começou em Macau.

“É muito bom que parte do trabalho desenvolvido em Macau venha agora para Portugal, é o regresso a casa”, referiu.

A Universidade das Nações Unidas foi criada a 6 de dezembro de 1973, por resolução da Assembleia Geral daquela instituição. Com sede em Tóquio, no Japão, a Universidade das Nações Unidas tem em funcionamento 13 institutos espalhados pelo mundo, nomeadamente na Bélgica, Alemanha, Japão, Malásia, Holanda, Finlândia, Islândia e Venezuela.

Além do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, também o primeiro-ministro e o ministro da Educação estiveram presentes na assinatura dos acordos com a Universidade das Nações Unidas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.