//

Universidade britânica pensa ter descoberto identidade de Banksy

Christopher Jobson / Colossal

-

Uma equipa de investigação britânica pensa ter descoberto a identidade do artista de rua, reafirmando a hipótese que surgiu em 2008.

Investigadores da Universidade Queen Mary de Londres, no Reino Unido, pensam ter descoberto a identidade de Banksy, o famoso artista de rua inglês.

Segundo o The Independent, a equipa utilizou um sistema de “perfil geográfico” muito usado para apanhar criminosos, que basicamente analisa os lugares por onde os suspeitos mais passam para chegar à sua verdadeira localização.

De acordo com os dados recolhidos, no estudo agora publicado na revista científica Journal of Spatial Science, o artista poderá ser mesmo Robin Cunningham, o nome que já tinha sido avançado em 2008.

Os investigadores relacionaram os lugares onde é possível ver as obras de Banksy e os lugares que Cunningham costuma frequentar, tais como bares e campos de futebol.

Os académicos analisaram as obras de arte como se fossem “atos de vandalismo”.

“O artista que usa o nome de ‘Banksy’ é um dos artistas contemporâneos com mais êxito no Reino Unido, mas a sua identidade continua a ser um mistério. Este modelo analisa os lugares das suas obras e calcula a probabilidade de localização do ‘delinquente’ através da zona de investigação”, dizem.

No entanto, muitos veem Banksy como o mais importante artista de rua dos últimos tempos, tanto que o preço de algumas obras da sua autoria chegam a mais de um milhão de dólares.

Em agosto do ano passado, Banksy mostrou a sua visão do mundo em Dismaland, um parque temático inspirado na Disneyland mas que, em vez de fantasia e diversão, mostrava uma perspetiva deprimente e pessimista do sítio em que vivemos.

ZAP / RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.