/

A única amostra metálica de hidrogénio no Mundo desapareceu

3

(dr) Ranga Dias, Isaac F. Silvera / Harvard University

Em janeiro, um grupo de investigadores da Universidade de Harvard, nos EUA, conseguiu criar metal a partir de hidrogénio, o gás mais leve e abundante no Universo. Mas agora os cientistas têm más notícias: a amostra desapareceu.

Os investigadores comprimiram uma minúscula amostra de hidrogénio a 495 gigapascal, uma pressão superior à do centro da Terra. A esta pressão, as moléculas de hidrogénio sólido partem-se e separam-se, transformando-se em hidrogénio atómico, que é metal.

Essa amostra estava armazenada a temperaturas próximas ao zero absoluto, e em pressões incrivelmente altas entre dois diamantes (porque o minúsculo pedaço de metal obtido apenas pode ser visto através de dois diamantes sintéticos que foram usados para “esmagar” hidrogénio líquido a uma temperatura muito abaixo do congelamento)

Mas, no dia 11 de fevereiro, os diamantes partiram-se e, desde então, não foi possível encontrar vestígios do hidrogénio metálico. O acidente ocorreu quando os cientistas estavam a empacotar a amostra, que seria transferida para o Argonne National Laboratory, em Chicago, onde seriam realizados mais testes.

De acordo com os especialistas, isto não significa necessariamente que a amostra tenha sido destruída, porque como tinha apenas cerca de 1,5 micrometros de espessura e 10 micrómetros de diâmetro, pode estar estável noutro sítio.

No entanto, também é possível que, uma vez que os diamantes se partiram e deixaram de exercer pressão sobre a amostra, o hidrogénio se tenha transformado em gás, o que sugere que o material não é estável à temperatura ambiente.

“Basicamente, a amostra desapareceu”, disse o investigador Isaac F. Silvera ao Science Alert, sublinhando que, por enquanto, não pode especular sobre o destino da amostra.

O especialista admite estar desapontado com a situação, mas pretende produzir outra amostra de hidrogénio metálico nas próximas semanas.

“Estamos a preparar uma nova experiência para ver se conseguimos reproduzir as pressões que alcançamos e reproduzir o nosso hidrogénio metálico“, destacou Silvera.

O hidrogénio é um dos elementos mais bem estudados no Universo – e, no seu estado natural, definitivamente não é um metal. No entanto, em 1935, os cientistas previram que sob certas condições de alta pressão, o hidrogénio poderia assumir propriedades metálicas.

Desde então, os especialistas têm tentado criar hidrogénio metálico no laboratório – algo que é muito difícil devido à necessidade de manter pressões bastante elevadas.

ZAP //

3 Comments

  1. Possivelmente foram os chilenos que se evadiram por entre as pernas dos guardas na prisão de Caxias que já estão por aí no seu novo trabalho, pois parecem ser bastante ativos!.

  2. No artigo é dito: “A esta pressão, as moléculas de hidrogénio sólido partem-se e separam-se, transformando-se em hidrogénio atómico, que é metal.” Esta afirmação não está correcta. Devido à pressão intensa a molécula de hidrogénio (constituída por dois átomos) parte-se e os átomos deixam de estar unidos (hidrogénio atómico). Só que não se podem fazer extrapolações automáticas. Não é porque o hidrogénio é atómico que é metálico! As altas camadas da atmosfera terrestre (exosfera) são constituídas principalmente por hidrogénio atómico e não é por isso que ele é metálico.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.