Uma única dose de antidepressivos causa alterações no cérebro

1

Um novo estudo, levado a cabo por cientistas alemães, revela que os antidepressivos mais populares – como o Prozac, Zoloft e Celexa – podem causar alterações no cérebro em menos de três horas após a toma de uma única dose.

Os investigadores do Instituto Max Planck, em Leipzig, na Alemanha, examinaram imagens do cérebro de 22 pessoas antes e depois da toma de um tipo de antidepressivos que usa como princípio activo os inibidores selectivos da recaptação de serotonina, como é o caso do Prozac e do Zoloft.

Apenas três horas depois da toma do medicamento, os resultados da pesquisa, publicada no jornal Current Biology, revelaram que todos os participantes apresentavam alterações significativas na comunicação cerebral, como a redução de algumas funções e o aumento de outras, nomeadamente na zona responsável pelo controlo motor involuntário e equilíbrio.

“Ficamos surpresos”, afirmou a autora do estudo Julia Sacher, citada pelo Time. “Não esperávamos que estes antidepressivos tivessem um efeito tão proeminente, em tão curto espaço de tempo”.

Tendo em conta a complexidade do cérebro, e o facto de não existir apenas um tipo de depressão nem a mesma reacção por parte das pessoas a um mesmo fármaco, estes resultados podem ajudar cientistas e médicos a elaborar com mais precisão a composição farmacológica dos antidepressivos, e estabelecer quais os princípios activos mais adequados para cada estado depressivo.

Em Portugal, o consumo de antidepressivos quase quadruplicou entre 2000 e 2013. Segundo o Infarmed, este aumento não está relacionado com a crise financeira que o país atravessa, mas sim com a facilidade de acesso aos medicamentos e aumento da duração da toma.

CG, ZAP

1 Comment

  1. Tenho 5 filhos, o de 20 anos com 14 anos teve uma depressão onde esteve em casa 8 meses negando-se ir à escola dizia que odiava estudar, pois foi vitima de bullying mas recuperou no terceiro período de aulas onde passou com a nota 5 a tudo pois sempre foi um excelente aluno. No dia de hoje está a seguir Direito, o de 18 anos nunca gostou de estudar já chumbou 2 anos e está num curso de PC onde anda por andar. Tenho três filhas a de 14 anos não gosta de estudar está com depressão e quer sair da escola já chumbou um ano e foi vitima de bullying , a de 13 anos está na mesma situação estão juntas mas negam-se a estudar dizem que a escola é um perigo só veem desgraças e não gostam de estudar, querem sair. A de 6 anos já andou na pré saiu não gostou porque a professora era uma cobra e agora não quer estudar. Estou muito preocupada pois esta situação leva as minhas filhas a um desespero tremendo onde já se isolam em casa e não querem sair dizem que o mundo delas não passa pela escola mas sim pela natureza adoram animais. Que devo Fazer. Sei que se vão continuar vai aumentar a pressão e vou acabar por ter as minhas filhas depressivas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.