Uma molécula de azeite para tratar a dor e ansiedade

Um grupo de investigadores do Hospital Nacional de Paraplégicos de Toledo, Espanha, descobriu o alto valor do ácido oleico no tratamento da dor e da ansiedade, através de uma molécula modificada de azeite.

Os investigadores conseguiram comprovar o valor do ácido oleico para tratar a dor associado ao nervo periférico e para a ansiedade, de acordo com um comunicado da Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha, que gere o hospital, citado pela Efe.

A molécula foi registada pela fundação do hospital como patente para o seu uso e concedida uma licença à empresa biofarmacêutica Lipopharma para a sua eventual exploração industrial e comercial, acrescenta.

Grupo Menarini España / YouTube

Dr. Julian S. Taylor. Investigador Principal do Grupo Función Sensitivomotora. Hospital Nacional de Parapléjicos SESCAM (Toledo).

Dr. Julian S. Taylor. Investigador Principal do Grupo Función Sensitivomotora. Hospital Nacional de Parapléjicos SESCAM (Toledo).

O estudo, que foi publicado na revista científica European Journal of Pain, apoia a ideia de que os ácidos gordos tipo Ómega 9 poderiam ser modificados para aliviar alguns sintomas psicológicos da dor.

A descoberta foi feita por investigadores e cientistas de várias disciplinas do Hospital de Paraplégicos, coordenado pelo cientista Julián Taylor, conjuntamente com especialistas da Universidade das Ilhas Baleares e da Universidade de Castilla-La Mancha.

As investigações levadas a cabo com roedores permitiram determinar como o fármaco não só inibe a hipersensibilidade à dor, como também controla o nível de ansiedade produzida, o que, a confirmar-se nos ensaios clínicos, poderia trazer um valor acrescentado muito importante ao seu efeito como analgésico.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.