/

Uma em cada cinco casas vendidas em Portugal são compradas por estrangeiros

1

Roberto Moreno Kozlowski / Flickr

Rua de São Paulo em Lisboa

Rua de São Paulo em Lisboa

Mais de uma em cada cinco casas comercializadas em Portugal até setembro foram compradas por estrangeiros, sobretudo por ingleses, chineses e franceses, de acordo com a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).

Entre janeiro e setembro, o investimento estrangeiro representou 23% do total das transações imobiliárias efetuadas, tendo protagonizado 17.300 negócios de um total de 75.000 transações.

Só no terceiro trimestre registaram-se 27 mil transações, o que significa um crescimento de 8% face a igual período de 2013, confirmando a tendência de retoma do setor.

Entre os mais de 17.000 cidadãos estrangeiros que investiram no imobiliário português, os britânicos, chineses e franceses ocupam as três primeiras posições, com destaque para “os negócios realizados por cidadãos chineses que têm vindo a aumentar consecutivamente nos últimos três trimestres”.

Lisboa, Loulé e Cascais foram os municípios mais procurados entre julho e setembro.

Já no acumulado de nove meses, a APEMIP estima que as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto concentraram cerca de 14% das transações registadas no país, sendo que dos dez municípios mais relevantes em termos nacionais, sete não pertencem a estas duas unidades territoriais (Loulé, Leiria, Pombal, Viseu, Águeda, Barcelos e Coimbra).

O presidente da APEMIP, Luís Lima, citado em comunicado, destaca o “aumento consecutivo das transações imobiliárias”, através do aumento da procura de investidores estrangeiros e também nacionais.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.