Uma chave mestra de 7 euros dá acesso a toda a cidade de Nova Iorque

4

(dr) Anne Wermiel nypost.com

Uma jornalista do New York Post comprou uma destas chaves 1620 na internet - sem perguntas

Uma jornalista do New York Post comprou uma destas chaves 1620 na internet – sem perguntas

Numa altura em que se debate activamente se a Apple deveria dar as “chaves” do iOS ao FBI, para que pudessem aceder à informação de um iPhone bloqueado, há um exemplo que nos relembra os graves riscos da existência de chaves mestra – e que neste caso podem deixar a cidade de Nova Iorque à mercê de criminosos e terroristas.

Nova Iorque tem requisitos específicos que fazem com que elevadores, obras, metro, e outros locais críticos estejam equipados com fechaduras que possam ser abertas por uma chave mestra que é disponibilizada aos bombeiros, polícias, e inspectores.

O objectivo é facilitar o acesso e controlo por parte dos bombeiros em caso de acidentes, e sem dúvida que isso parece ser uma excelente ideia…

O problema é que estas chaves podem ser facilmente compradas na internet por qualquer pessoa, por pouco mais de 7 euros cada.

Segundo a lei, é ilegal ter uma destas “chaves 1620 dos bombeiros”, mas isso em nada muda a realidade de que as mesmas podem ser facilmente conseguidas por quem não tiver qualquer pretensão de cumprir as leis.

Quer isto dizer que qualquer criminoso, ladrão, ou terrorista, pode facilmente controlar qualquer elevador de Nova Iorque, entrar no metro, aceder a obras (onde estas chaves dão acesso aos armários com chaves para acesso a todos os restantes locais) e tudo o mais.

Alguns bombeiros são os primeiros a referir os riscos de abuso, pois qualquer indivíduo poderia facilmente desactivar todos os elevadores num arranha-céus, “prendendo” milhares de pessoas nos pisos mais elevados, e de onde demorariam imenso tempo a sair pelas escadas – tempo suficiente para maximizar o número de vítimas no caso de um ataque terrorista.

Curiosamente, os responsáveis pelas questões de segurança parecem preferir fechar os olhos aos riscos, repetindo apenas que “é ilegal ter uma destas chaves” se não se fizer parte do grupo de pessoas autorizadas a isso.

E pronto, fica assim explicado porque motivo também acham que será boa ideia criar uma chave mestra para aceder a todos os dispositivos electrónicos: basta dizer que é ilegal usar isso para fins impróprios, e assunto arrumado!

Aberto até de Madrugada

4 Comments

  1. A data do original desta notícia, que vocês até “linkam” no artigo, é de Setembro de 2015! Um bocado ultrapassada. Provavelmente as chaves agora até já custam 10€.

    • Caro Klassified,
      Estamos conscientes de que este assunto, tal como refere, foi levantado nos EUA há 6 meses, conforme notícia que linkamos.
      Mas a ideia desta peça é, conforme dizemos ao abri-la, “relembrar um exemplo” numa altura em que “se debate activamente se a Apple deveria dar as chaves do iOS ao FBI”.
      Quanto ao preço da chave, não nos parece que a inflação nos EUA se cifre nos 80% ao ano.
      De qualquer forma, obrigado pelo seu reparo. É um privilégio receber a visita de leitores que não deixam escapar nada.

      • Gostei da resposta… lol..

        … e sim.. compreende-se perfeitamente o paralelismo entre temas. Só não o vê quem não quer..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.