Uma bandeira ucraniana em arranha-céus junto ao Kremlin

mjsmulligan / FLickr

-

Lenine e a bandeira da Ucrânia

Uma bandeira ucraniana foi colocada na manhã desta quarta feira no topo de um arranha-céus emblemático da época estalinista em Moscovo, a curta distância do Kremlin, por desconhecidos, informou o Ministério Russo das Situações de Emergência.

“A bandeira foi pendurada por malfeitores não identificados no topo do arranha-céus do cais de Kotelniki”, disse à agência France Presse um porta-voz do ministério, Roman Kilkeev.

Colocada ao início da manhã por cima da estrela dourada gigante que encima o arranha-céus, a bandeira flutuou durante três horas antes da intervenção das autoridades.

“Alpinistas especializados habituados a trabalhar em altitude já retiraram (a bandeira)”, declarou o porta-voz ao final da manhã.

Por outro lado, a tinta amarela e azul — cores nacionais ucranianas — utilizada para pintar a estrela herdada da época soviética no cimo da torre ainda estava a ser retirada ao final da manhã, informou um repórter fotográfico da AFP.

Segundo uma fonte policial, várias pessoas com material de escalada foram interpeladas em Moscovo.

A tensão entre Moscovo e Kiev tem estado alta nos últimos seis meses, depois da queda do presidente ucraniano Viktor Ianukovitch, a anexação em março da Crimeia pela Rússia e quatro meses de conflito no leste da Ucrânia entre rebeldes pró-russos e o exército ucraniano.

A Ucrânia e o Ocidente acusam a Rússia de armar os separatistas, o que Moscovo desmente.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.