/

Um ano de prisão para francês que atirou gato ao ar

2

Um cidadão francês que divulgou vídeos na Internet que mostravam um gato a ser lançado ao ar por diversas vezes foi esta segunda-feira condenado a um ano de prisão.

Farid Ghilas, de 24 anos, que foi detido na sexta-feira em Marselha, no sul de França, foi julgado por “actos de crueldade contra animais domésticos ou domesticados”, um crime que é passível a uma pena de dois anos de prisão.

As autoridades judiciais francesas também deliberaram que o acusado, que admitiu ter sido “um idiota”, fica proibido, de forma definitiva, de ter animais domésticos.

Os vídeos divulgados na Internet, e apresentados no tribunal, mostram um homem a lançar, a uma longa distância, um gato branco e amarelo. O animal cai no chão por diversas vezes.

O gato, de cinco meses, de nome Óscar, foi encontrado vivo, mas visivelmente traumatizado. O felino sofreu uma fractura na pata e será operado em breve.

“Não sei o que me deu. Fui um idiota e estou arrependido”, disse Ghilas, diante do tribunal, expressando remorsos pelo incidente.

O homem de 24 anos já tem no cadastro outras oito condenações criminais.

O vídeo foi fortemente condenado em França e vários grupos de defesa dos direitos dos animais, incluindo a fundação da actriz Brigitte Bardot, apresentaram queixas.

Cerca de 200 activistas dos direitos dos animais, acompanhados por uma dezena de cães, concentraram-se em frente ao tribunal durante o julgamento.

ZAP/Lusa

2 Comments

  1. Finalmente alguém em defesa dos animais, pelo menos estão mais avançados do que nós (Portugal) cuja legislação vê os animais como uma coisa e não como algo a estimar e acarinhar. Se não são competentes para cuidar de animais não os levem para casa!!!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.