Ultimato à Grécia: ou cede ou sai

11

matthew_tsimitak / Flickr

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

A Europa já tem um plano para a eventual saída da Grécia da Zona Euro. É o que avança a Agência Reuters, notando que na cimeira extraordinária de líderes europeus de segunda-feira os gregos vão ser colocados contra a parede: ou aceitam as condições que lhes são impostas ou deixam o Euro.

Assim, a ideia que parece crescer nos bastidores da política europeia é que a reunião extraordinária de segunda-feira será mais para preparar o adeus dos gregos do que para alcançar um acordo que acabe definitivamente com o impasse.

Na Grécia o ministro de Estado Alekos Flabouraris deixa antever, numa entrevista a uma televisão grega citada pela Reuters, que o governo vai apresentar novas medidas e soluções na reunião de segunda-feira.

“Vamos tentar acrescentar a nossa proposta para podermos ficar perto de uma solução. Não vamos lá com a velha proposta. Algum trabalho está a ser feito para ver onde podemos convergir, de modo a atingirmos uma solução mutuamente benéfica”, salienta Alekos Flabouraris.

Mas se a Grécia continuar a insistir em esticar a corda, os seus parceiros europeus poderão, definitivamente, optar por deixá-la cair.

Isso mesmo vai dando a entender o presidente do Conselho Europeu, o primeiro-ministro polaco Donald Tusk, que já  veio dizer que estamos a chegar ao momento em que os gregos ou aceitam o acordo ou ficam sem dinheiro para pagarem o que devem.

Também Pedro Passos Coelho salienta, citado pela Reuters, que a Europa deve preparar uma “resposta conjunta” para um cenário de saída da Grécia.

“Se um acidente desses acontecer, temos hoje outra confiança para lidar com uma situação dessas”, considera ainda o primeiro-ministro português em declarações divulgadas pela Reuters.

Enquanto isso, o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras prossegue as jogadas de diplomacia com a Rússia, possivelmente já antecipando o pior dos cenários com os seus parceiros europeus.

ZAP

11 Comments

  1. Isto é um estertor que eu não julgava possível, demonstra fragilidade do sistema, não vou entrar em conjecturas , mas falta sensivelmente uma semana para que toda a Europa tenha conhecimento da realidade em que vivemos, para isso contribuíram os caloteiros gregos, mérito lhes seja feito, porque se a zona euro tiver que ceder perante o desproposito grego, então vai ser um correr as urgências hospitalares para remover os sapos e uns monumentais saca rolhas para os trazer de novo à ribalta

  2. Passos Coelho a opinar sobre a Grécia? Esta nulidade nem sabe governar Portugal e diz ” umas coisas ” sobre outro país! Francamente!!

    • Deves perceber muito de política tu, gostava de te ver a governar o país. Portugal está a melhorar e no bom caminho tudo por mérito dele, e ele tem o direito de dizer o que bem lhe apetecer sobre um país de calões e gente chunga que quer que lhes paguem a dívida sem fazerem nenhum por isso. Em primeiro lugar, essa gente nem deveria ter tido o direito de entrar para a união europeia…

      • A gente chunga e calões forram governados por gente como o teu PPC que de livros sabe mandar os outros escrever sobre a boa vida que ele teve até hoje, não fosse ele perder anos e anos de calão até aos 37 anos quando tirou o curso (até o próprio pai diz o pior dele como calão)… ah e já agora sobre chungas deves estar a falar de Relvas, um dos mais importantes nomes da tua gente. Já agora, quando foste tu à Grécia, e com que direito tens tu de chamar calões e chungas a um povo que nos níveis económicos, apesar de tudo, ainda fica acima de Portugal. Então? deve ser por seres mais chunga e calão que eles? Ora, o que não consegues aceitar é que uns vivem de calças em baixo, permanentemente, ao longo de anos e anos, e outros … ao menos uma vez na vida, … não estão mortos. Por isso os vês aí a dizer não, por Espanha, Itália, etc … no meio desta guerra,que como em qualquer guerra, haverá sempre gente como tu, que a exemplo de outras eras, quando os alemães entraram na terra deles, eles levantavam o braço direito e diziam Heil … opções perigosas, mas que no fim, no fim, perdem sempre, felizmente. Mas temos que viver com eles, temos que viver com gente como tu. O resto filho, propaganda, droga, que para cabecinhas como a tua, entra e não doí nada. Nem a sentes, porque estás morto há já muito tempo e não o sabes.

  3. PEÇO PERDÃO, AQUI É PARA COMENTÁRIOS GREGOS. POR ESSE MOTIVO VEJO-ME GREGO PARA VOS COMPREENDER…SOU PORTUGUÊS 🙂
    MAS NA IMAGEM, ESTÁ UM GRANDE GREGO..KKK

  4. …do senso comum
    Não é sério “le bal” e “la musique” dos bloquistas gregos… “O diálogo não é possível com crianças na sala” -Lagarde… “Um smart suicidário que persiste em atirar-se contra um blindado deve contar que o blindado por uma vez não se desvie -Tragédia grega” – (Viés)
    “A Europa deve preparar uma resposta conjunta… Se um acidente desses acontecer, temos hoje outra confiança para lidar com uma situação dessas”- Passos Coelho!

  5. Isto é momento para Adenauer’s, Delors e Shroeders, não para Coelhos e Tusks (pato em Polaco). Como disse a Lagarde, está na hora de negociarem os adultos, logo as crianças têm que sair da mesa. Claro que quem andou sistemáticamente a comparar a macro-economia dos países, com os orçamentos familiares, simplificando brutalmente uma realidade muitissimo complexa, vai ter muitas explicações a dar aos eleitores. Apesar da dureza das negociações, toda a gente já percebeu que a Grécia vai continuar no Euro. Para bem deles e do nosso, os moderados têm que encontrar uma solução e a histeria dos radicais (sejam eles quais forem) tem que acabar.

  6. Mas alguém acredita nisso? Não vêem que quem se esta a pronunciar são os vendidos à Alemanha, os sugas, armados em políticos. Ate o coelhinho da Pascoa, que nem do seu País tomou conta senão vendendo o que os outros ordenaram, também recebeu ordens e como a ministra rabuda já não se quer queimar ( o tacho esta garantido) vem ele mandar batatinhas….? Pobre palerma, que ainda tens dinheiro para 6 meses. É preciso ser muito par4vo e pouco inteligente para vir dizer isso. Enfim,.. estas coisas acontecem, e nada acontece sem razão. Veremos.
    Resta-me dizer embora seja somente uma opinião, que estas são as noticias que nem vale a pena preocupar, foram fabricadas pelos vendidos da Imprensa a mando dos pagadores, esta claro. Aguardemos.

    • Coitado do mexilhão! Os dados estavam lançados, acordados e rubricados, A confiança “cega” que os gregos subdelegaram no radicalismo do Syriza resultou, para já, num manifesto desprezo para com o seu próprio povo e o mesmo para com outros povos europeus.
      Obriga a lembrar a “alegria de festim do amor à primeira vista” com que António Costa descaradamente sublinhou a vitória daquele partido de estrema esquerda sobre o histórico PS de lá – PASOK: “… a vitória do Syriza é um sinal de mudança que dá força para seguir a mesma linha”. Passou meio ano calado qto à “linha” a seguir…

      • Sublinho o facto de António Costa em Maio passado ter emendado a “boca” ao etiquetar a acção política do Syrisa para com os parceiros europeus de “tonta”… Do óbvio seso comum e “políticamente correcto” restam dúvidas de convicção.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.