/

Ucrânia vence Festival Eurovisão com crítica política à Rússia

Maja Suslin / EPA

A ucraniana Jamala venceu a 61ª edição do Festival Eurovisão com a canção "1944"

A ucraniana Jamala venceu a 61ª edição do Festival Eurovisão com a canção “1944”

A Ucrânia venceu este sábado a 61.ª edição do Festival Eurovisão com a canção “1944”, interpretada em inglês por Jamala.

De conteúdo marcadamente político, e vista como uma provocação a Moscovo, ao evocar a deportação dos Tártaros da Crimeia por Josef Estaline, “1944” levou a melhor sobre a Austrália, convidada para esta edição do festival e apontada como favorita, que ficou na segunda posição.

Foi a segunda vitória da Ucrânia no Festival Eurovisão, depois de Ruslana ter vencido na Turquia a edição de 2004 com “Wild Dances”.

A Rússia, também considerada uma das grandes favoritas à vitória nesta edição do Festival, ficou em terceiro lugar com a canção “You Are The Only One”, interpretada por Sergey Lazarev.

“Para a Rússia, isto é muito importante, é como os Jogos Olímpicos da música. O público russo adora a Eurovisão. Todos os anos, as audiências sobem”, disse o cantor em entrevista à BBC.

O resultado final foi decidido em partes iguais pelo voto de júris profissionais e pelo televoto dos 42 países participantes. A Ucrânia obteve 534 votos, contra 511 da Austrália e 491 da Rússia.

A edição deste ano do festival, que se realizou na Ericsson Globe Arena, em Estocolmo, na Suécia, não contou com a presença de Portugal.

A última participação portuguesa teve lugar em 2015, ano em que Leonor Andrade não foi além do 14º lugar na semi-final.

Os 26 finalistas deste ano foram compostos pelos 20 qualificados na primeira e segunda semifinal, realizada nos dias 10 e 12 de maio, e pelos seis países apurados automaticamente: os chamados “grandes 5” (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e o país anfitrião, Suécia.

A final do Festival foi pela primeira vez transmitida em directo no YouTube, no canal da Eurovisão.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.