/

Ucrânia vai pedir adesão à União Europeia em 2020

1

Poland MFA / Flickr

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

A Ucrânia vai pedir oficialmente a adesão à União Europeia em 2020, anunciou esta quinta-feira, em Kiev, o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko.

“Eu vou apresentar quinta-feira um programa de reformas, cuja implementação permitirá à Ucrânia apresentar em seis anos um pedido de adesão à União Europeia”, disse Poroshenko, ao discursar num congresso de magistrados, segundo a sua assessoria de imprensa.

O Presidente ucraniano precisou que o plano prevê cerca de 60 reformas e programas especiais e destacou a reforma do sistema judicial, destinada a restabelecer a confiança da sociedade na justiça.

Poroshenko anunciou também, por outro lado, que encarregou o Governo de renunciar oficialmente ao estatuto de Não-Alinhado, uma medida que abre caminho à entrada da Ucrânia na NATO.

Segundo escreveu no Twitter, promulgou hoje por decreto uma decisão nesse sentido, adotada no final de agosto pelo Conselho de Segurança e Defesa Nacional, que considerou então uma prioridade o desenvolvimento de relações estratégicas entre a Ucrânia e os Estados Unidos, a UE e a NATO.

A Ucrânia assinou em junho um acordo de associação com a UE, o qual foi ratificado a 17 de setembro pela Rada Suprema (parlamento ucraniano) e pelo Parlamento Europeu.

A vertente comercial deste acordo só vai, no entanto, entrar em vigor em 2016, em virtude de um acordo alcançado entre Kiev, Bruxelas e Moscovo depois de a Rússia ter ameaçado adotar medidas protecionistas para proteger a sua economia do impacto negativo da entrada de produtos europeus.

/Lusa

1 Comment

  1. Querido Poroshenko, com certeza você vai esperar sentado a participação da Ucrânia na União Européia porque se você esperar de pé você vai ficar cansado. A União Européia é uma associação que tem o nariz empinado e anda de salto alto. O prazer da União Européia é pisar nos países europeus que estão pobres atualmente. O poder da União Européia se faz quando os países pobres se humilham frente a União Européia acatando a tal da austeridade econômica. A Ucrânia vai limpar as latrinas da Europa do mesmo jeito que Portugal e Espanha. Espero que o presidente russo da época não aceite a Ucrânia de volta à União Eslava. Porque você acredita na pompa da Europa? O livro de História que você leu não era bom. A única coisa que a Europa tem é imagem e uma História mentirosa. A propósito, o gás e petróleo da Ucrânia é russo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.