/

Ucrânia: Yulia Tymoshenko libertada e recebida em festa na Praça da Independência

 

A líder da oposição ucraniana, Yulia Tymoshenko, libertada, este sábado, da prisão, foi recebida em festa por mais de 50 mil pessoas reunidas na Praça da Independência, no centro do Kiev, a quem pediu que continuem a lutar.

“Vocês são heróis, são os melhores da Ucrânia”, gritou, em lágrimas, Yulia Tymoshenko, que surgiu sentada numa cadeira de rodas, enquanto a multidão gritava “Yulia! Yulia! Yulia!”.

“Não reconheci Kiev, com carros queimados, barricadas, mas é uma outra Ucrânia, a Ucrânia dos homens livres”, afirmou, algumas horas depois da destituição do Presidente Viktor Yanukovitch pelo parlamento.

Um retrato de Yulia Tymoshenko, em grande formato, foi colocado no centro da Praça da Independência, ocupada há três meses, dia e noite, por manifestantes que se opõem ao Presidente agora destituído.

“Se alguém vos disser que acabou, que podem voltar para as vossas casas, não acreditem, é preciso terminar o trabalho”, disse.

Cerca de 80 pessoas morreram em Kiev entre terça e quinta-feira, em confrontos entre manifestantes e polícias, que atiraram balas reais.

Tymoshenko foi condenada a sete anos de prisão por abuso de poder em 2011, cerca de um ano depois da eleição do Presidente Viktor Ianukovitch, de quem era a principal adversária política.

Momentos antes da libertação da figura emblemática da Revolução Laranja pró-ocidental de 2004, o parlamento ucraniano destituiu Viktor Ianukovitch por “abandono das suas funções constitucionais” e convocou eleições presidenciais antecipadas para o dia 25 de maio.

Deirdre Boyer / Flickr

A ex-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko

A ex-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.