/

Ucrânia deixa estatuto de não-alinhado para se aproximar da NATO

snamess / Flickr

O movimento a favor da adesão da Ucrânia à União Europeia começou a protestar em novembro de 2013 na Praça da Independência, em Kiev, contra a recusa do Governo em firmar um acordo.

A Ucrânia decidiu esta terça-feira renunciar ao seu estatuto de país não-alinhado para se aproximar da NATO, no contexto da anexação da península ucraniana da Crimeia pela Rússia e do conflito com os rebeldes pró-russos no leste do país.

Uma larga maioria de 303 deputados votou a favor de um projeto de lei naquele sentido, que registou apenas oito votos contra.

A lei deve agora ser promulgada pelo presidente Petro Poroshenko, que se congratulou com a sua aprovação na rede social de mensagens curtas Twitter.”Corrigimos enfim este erro”, declarou o chefe de Estado ucraniano. “A integração europeia e euro-atlântica é um caminho para o qual a Ucrânia não tem alternativa”, adiantou.

A decisão de Kiev foi criticada por Moscovo mesmo antes de ser aprovada.

“Trata-se, de facto, de um pedido de adesão à NATO, o que transforma a Ucrânia num adversário militar potencial da Rússia”, considerou na segunda-feira à noite o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, na sua conta na rede social Facebook.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.