/

Turistas chineses em Portugal aumentaram 69%

Chinese Tourists / Flickr

-

O número de turistas chineses que visitaram Portugal no primeiro semestre de 2014 cresceu 69% em relação a igual período do ano passado, para 55 mil, indica um estudo oficial português a que a agência Lusa teve hoje acesso.

Quanto aos gastos feitos pelos turistas chineses, estimados em 33 milhões de euros, o crescimento foi ainda maior: 105%.

A realização do estudo coincide com a participação do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, num grande certame internacional do setor em Xangai, de 14 a 16 de novembro, que ficará marcado pelo lançamento de uma campanha de promoção centrada em Cristiano Ronaldo.

“C Luo” (Cristiano Ronaldo em chinês) é o português mais conhecido na China e quando se fala em Portugal (“Putaoya”), muitos chineses associam logo o nome do país ao futebol e em particular aquele jogador.

Segundo estimativas divulgadas na imprensa oficial chinesa, apesar de não existirem ligações aéreas diretas entre os dois países, o número de turistas chineses que visitaram Portugal nos últimos quatro anos mais do que triplicou, ultrapassando os 74 mil em 2013.

Aquele número não chega, contudo, a 1% dos quase cem milhões de chineses que no ano passado viajaram para fora da China continental.

“É preciso trabalhar mais para receber mais turistas chineses, que, aliás, têm um gasto per capita interessante”, disse o vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas, em novembro de 2013, quando anunciou a abertura de uma delegação do Turismo de Portugal (TdP) na China, enquadrada na embaixada em Pequim.

O primeiro delegado do TdP na China, Inês Cunha Alves, entra em funções esta semana, coincidindo com a visita do secretário de Estado do setor.

Especialista em relações internacionais e empreendedorismo, ligada há quase uma década à China, Inês Cunha Alves foi uma das responsáveis do Pavilhão de Portugal na Exposição Mundial de Xangai, em 2010.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.