Turista na Madeira atira-se ao mar para apanhar cruzeiro que perdeu

L2F1 / Flickr

O navio de cruzeiro Marco Polo

Uma turista de nacionalidade inglesa foi resgatada este domingo depois de se ter atirado ao mar e nadado – sempre de mala na mão – em direção ao cruzeiro em que viajava, que tinha acabado de zarpar.

A britânica Susan Brown foi resgatada pouco depois da meia-noite por pescadores madeirenses, a 500 metros da costa, na zona de Santa Cruz, informou o comandante da Capitania do Porto do Funchal. A turista terá estado na água mais de três horas até ser socorrida.

De acordo com informações do Serviço de Saúde da Madeira, a mulher inglesa que se atirou ao mar para alcançar um navio a nado teve um surto psicótico agudo.

A cidadã inglesa, de 65 anos, chegou no sábado à Madeira, acompanhada do marido, Michael Brown, no navio de cruzeiro Marco Polo, da Cruise & Maritime Voyages, mas quando este zarpou, cerca das 20h, ela não se encontrava a bordo.

O comandante da Capitania do Funchal, Félix Marques, explicou à Lusa que, por razões ainda não apuradas, ambos terão decidido regressar a Inglaterra de avião, tendo, por isso, ido para a zona de Santa Cruz, a leste do Funchal, onde se encontra o Aeroporto Internacional da Madeira.

O marido embarcou no voo das 18h55 com destino a Bristol, mas a mulher, ao ver o cruzeiro Marco Polo passar por ali, já depois das 20h, dirigiu-se à beira-mar e atirou-se à água, começando a nadar em direção ao navio, sempre com a mala na mão.

Félix Marques explicou que, por volta da meia-noite, a tripulação de um pequeno barco de pesca, que se encontrava a 500 metros da costa, ouviu-a gritar e acabou por a socorrer, transportando-a para a zona de São Pedro, no concelho de Santa Cruz.

Marildo Freitas, um dos três pescadores responsáveis pelo resgate da turista, disse que a senhora se identificou como Susy e que estava “muito confusa” e “bastante pálida”. Parecia “uma personagem do Titanic”, afirmou.

Os Bombeiros Municipais de Santa Cruz fizeram depois o transporte da turista para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, onde deu entrada no princípio da madrugada de domingo em estado bastante debilitado e com sintomas de hipotermia.

No entanto, de acordo com a agência Lusa, a turista já foi transferida para a Casa de Saúde Câmara Pestana (hospital psiquiátrico para mulheres), tendo-lhe sido diagnosticado um surto agudo psicótico.

O navio de cruzeiro Marco Polo, que vinha de Barbados, chegou esta segunda-feira de manhã a Lisboa. Parte às 18h.

Bom Dia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.