/

Tsipras pede “tempo” para fazer “reformas mais profundas” na Grécia

5

matthew_tsimitak / Flickr

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

O novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pediu esta quinta-feira “tempo” para conseguir pôr em prática “reformas mais profundas” na Grécia.

Tsipras falava após um encontro com o presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, que hoje visitou a capital grega.

“Estamos dispostos a dar início a reformas mais profundas, sem austeridade mas também sem défice“, assegurou o primeiro-ministro grego, acrescentando, no entanto, que para o conseguir o país e o novo governo helénico “precisam de tempo”.

Alexis Tsipras afirmou que este encontro com Schulz serviu para estabelecer uma nova relação de confiança entre a Grécia e as instituições da União Europeia (UE).

Na breve declaração conjunta à comunicação social, o presidente do PE afirmou que o encontro foi marcado por uma franqueza extrema, onde existiram opiniões coincidentes, mas também alguns desacordos e assuntos que requerem uma maior discussão.

Segundo Martin Schulz, a Grécia está disponível para discutir “com os parceiros europeus e procurar soluções sobre uma base comum”.

“Vejo que está aberto ao diálogo”, afirmou o representante europeu, numa referência a Tsipras, salientando que “na Europa existem receios de que a Grécia possa tomar medidas unilaterais“.

European Parliament / Flickr

Martin Schulz,  presidente do Parlamento Europeu

Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu

Schulz salientou que é muito importante que fique claro que a Grécia “vai procurar soluções de mútuo acordo com os parceiros” da UE.

Ainda em declarações aos jornalistas, o chefe do Governo helénico sublinhou que o objetivo comum “é o regresso da Grécia ao crescimento dentro de uma coesão social”.

“A Europa irá sair da crise e será mais forte do que nunca”, disse Tsipras na breve declaração, sem direito a perguntas.

Schulz saudou ainda o facto de o novo Governo helénico ter como prioridade a luta contra a evasão fiscal.

“A luta contra a pobreza está ligada à luta contra a evasão fiscal”, defendeu o presidente do PE.

/Lusa

5 Comments

  1. Aquilo que eu li em vários jornais europeus foi:

    Tsipras pede tempo para fazer reformas mais profundas na Grécia, .

    Neste titulo resolveram colocar um JÀ, é como a história de crianças do Coelho…..

  2. Alexis Tsipras mete pena. É um romântico revolucionário, que acredita em acabar com a austeridade, sem ter dinheiro e sem que alguém o vá dar.
    O confronto já começou hoje com o representante do Eurogrupo, e bem depressa, Tsipras colocará os pés na terra e cairá na real. Não há almoços grátis.
    Solução para a Grécia existe: sair do Euro, imprimir moeda própria e distribuir esse papel pelos necessitados. É o caminho das pedras ….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.