/

Tsipras anuncia recontratação de funcionários públicos despedidos

FrangiscoDer / Wikimedia

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, anunciou este domingo a criação de um programa de ajuda social aos que foram mais afetados pela crise no país e a recontratação dos trabalhadores da função pública que foram despedidos.

Na apresentação do programa de Governo, Alexis Tsipras explicou que o plano de ajuda imediata pretende fazer face a uma “crise humanitária”, atribuindo ajuda alimentar e eletricidade gratuitas, assim como acesso aos serviços de saúde para os que “foram mais castigados pela crise”.

Tsipras anunciou também que os trabalhadores cujos despedimentos violaram a lei vão ser recolocados nos postos de trabalho, entre os quais empregadas de limpeza, funcionários de universidades e seguranças das escolas.

O novo primeiro-ministro grego disse ainda que pretende reativar a televisão pública grega, encerrada em junho de 2013.

No discurso no Parlamento, Tsipras afirmou ainda que a Grécia quer pagar a dívida externa, mas que a soberania nacional do país não é negociável.

Alexis Tsipras assegurou que o governo quer respeitar o compromisso feito com o Tratado de Estabilidade, mas considera que a “austeridade não faz parte desse tratado“.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.