//

Tsipras acusa Portugal e Espanha de formarem “eixo contra a Grécia”

3

linkeimep / Flickr

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, acusou este sábado Portugal e Espanha de formarem um “eixo contra Atenas” que tentou “derrubar o governo do Syriza” e fazer fracassar as negociações com o Eurogrupo sobre a dívida grega.

“Deparámo-nos com um eixo de poderes, liderado pelos governos de Espanha e de Portugal que, por motivos políticos óbvios, tentou levar a Grécia para o abismo durante todas as negociações”, disse Tsipras numa reunião do comité central do seu partido, citado pela agência espanhola Europa Press.

“O seu plano era e é desgastar-nos, derrubar o nosso governo e levá-lo a uma rendição incondicional antes que o nosso trabalho comece a dar frutos e antes que o exemplo da Grécia afecte outros países, principalmente antes das eleições em Espanha”, previstas para o final deste ano, acrescentou.

Numa entrevista publicada no jornal Expresso, o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, afirma que Portugal esteve “alinhado com todos os outros 17 países da zona euro” e diz que “pode ter havido politicamente a intenção de criar” a ideia de que Portugal teria sido um dos países mais exigentes com Atenas, “mas ela não é verdadeira”.

/Lusa

3 Comments

  1. Será que ninguém se lembra que estes senhores (diga-se, os gregos) em 1985 quiseram impedir a nossa entrada na Europa dos 10 (Andreas Papandreou era o primeiro na altura)??? Só concordaram com a nossa entrada porque na altura a Europa deu-lhes MAIS dinheiro para o buraco negro de corrupção que é aquele país… Maria Luís Albuquerque, se foi dura a negociar então fez muito bem, pois estes senhores merecem mão de ferro….

  2. Efectivamente as dividas tem que ser pagas, mas um povo não pode ser julgado pela classe politica, pois paradoxalmente nem sempre o representa.
    O que esta em causa é a sapiencia e competencia para governar tendo sempre por objectivo o melhor para o seu povo.
    Ora isso não aconteceu em Portugal, eu tambem fui enganado quando ajudei a entregar o poder a tecnocratas neo-liberais que afinal não tinham um programa de governo, e não olharam a metodos para atingir objectivos, que mentiram e continuam a distorcer a verdade sem a maior ponta de vergonha.
    O problema é que quando vierem pedir desculpa como já está a acontecer, as vidas perdidas e destruidas não podem ser recuperadas

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.