Trump vence no Indiana. Ted Cruz desiste

2

Gage Skidmore / Flickr

Ted Cruz, senador republicano do Texas

Ted Cruz, senador republicano do Texas

Ted Cruz abandonou a corrida à nomeação do Partido Republicano como candidato nas eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos após perder as primárias de terça-feira no estado do Indiana para o seu rival Donald Trump.

Num discurso a partir de Indianápolis, transmitido pela televisão, o senador do Texas, que se apresentava como a única alternativa a Trump no campo republicano, anunciou a sua retirada, deixando Trump e John Kasich, senador de Ohio, sozinhos na corrida à nomeação.

“Demos o nosso melhor no Indiana, mas esta noite os eleitores escolheram outro caminho. Por isso suspendemos a nossa campanha”, anunciou Cruz.

“No entanto, não suspendo a minha luta pela liberdade. Não suspendo a minha luta pela defesa da Constituição, pelos valores judaico-cristãos que fundaram os Estados Unidos. O nosso movimento vai continuar”, afirmou o senador perante os seus apoiantes.

A vitória de Trump no Indiana foi particularmente dolorida para Cruz, com troca de acusações entre os dois candidatos nos últimos dias. Ontem, contudo, os desentendimentos chegaram ao auge, quando Cruz chamou Trump de “mentiroso patológico”, “narcisista” e “totalmente amoral”.

Apesar de Kasich continuar na corrida, a desistência de Cruz deixa o caminho quase totalmente livre a Trump, que após a vitória de terça-feira no Indiana ficou a menos de 200 delegados de conseguir a nomeação em termos matemáticos, sem mais obstáculos para obter os 1.237 delegados necessários, apesar de ainda não terem votado estados muito populosos como a Califórnia e Nova Jérsia.

Pelo lado democrata, Bernie Sanders, senador pelo estado de Vermont, ganhou as primárias do Indiana. Hillary Clinton ainda lidera em número de votos e de delegados a corrida para obter a nomeação pelo partido.

ZAP / Lusa / Agência Brasil

2 Comments

  1. lá como cá, o povinho porta-se com a imbecilidade costumeira, na medida em que não serão de certeza absoluta, os TRUMPS desse país ou deste mundo, a levantar a mão em apoio a medidas democráticas e de justiça, no sentido de colocar os ricos a pagar a crise.

  2. Ó caro José mas por que raio seriam os ricos a pagar a crise, isso não faz sentido nenhum por dois motivos, e passo a explicar.
    1- O primeiro é porque são eles que provocam as crises como forma de nos extorquir mais dinheiro através de aumentos de impostos (que depois fluem para PPP’s, “derrapagens” financeiras de obras contratadas pelos governos, para estabilizar o sistema financeiro e impedir o descalabro económico injectando dinheiro em bancos à beira da falência [mas já falidos] por desvios multi-milionários dos próprios donos, pagar as supostas falências bancárias e enriquecer ainda mais os corruptos ladrões dos banqueiros e administrações que desviam o dinheiro pra paraísos fiscais, as offshores, através de esquemas altamente complexos e elaborados). Atenção que os impostos quer seja em tempo de crise ou de expansão aumentam MAS NUNCA diminuem, é como a GALP, se o preço do crude aumenta 1 cêntimo por barril agora, eles amanhã já aumentam 2 cêntimos por litro, mas se desce 10 euros por barril agora, com sorte daqui a um mês (se a tendência dos preços for descer porque senão NEM SE MEXE) desce 0,5 cêntimos.

    2- O segundo é, desde quando os ricos fazem alguma coisa em prol dos desfavorecidos que não vão depois buscar o dobro, ou então nem que seja apenas publicidade ou um esquema pra ficar bonito aos olhos do público e pra vender o seu produto ou marca e (re)conquistar as boas graças do povo.
    Fica sempre bonito mandar uns milhares pra matar a fome em África, mas depois vai-se a ver e a empresa que fez a boa acção afinal é a mesma que vai lá depredar os diamantes, minério ou petróleo lucrando biliões anuais e metendo uns milhões nos bolsos de políticos sem escrúpulos e sem moral e nos bolsos das suas famílias e amiguinhos e camaradas na podridão. E o povo – sem cuidados básicos de saúde; abaixo do limiar da pobreza; morrendo à fome e à sede e sem direito sequer à indignação, manifestação ou opinião contrária ao poder em causa.
    Olha o exemplo da menina Isabelinha dos Santos, é curioso como alguém enriquece tanto e tão rápido como ela, deve ser cá um génio dos negócios, nem Einstein lhe chega aos calcanhares, ser filha do “ladrão bandido” dos Santos é apenas uma coincidência … SERÁ ?!? E depois há crianças a morrer à fome enquanto uma “pura” daquelas se lambuza com lucros obtidos através de informações privilegiadas e de favorecimentos, corrupção sem limites nem fronteiras. Somos como ovelhas e estamos cercados sem forma de fugir, a democracia é uma escravatura legal, fazemos o que nos impõem e pouco ou nada podemos fazer, pagamos os impostos a que nos obrigam, somos controlados como gado através das leis e acordos que a eles não lhes toca e não respeitam.
    Quem acredita ser livre vivendo em sociedade ou é burro, ou cego, ou gosta de acreditar em fadas e fantasias tipo Pai Natal, ou no limite prefere fechar os olhos e acreditar nessa liberdade utópica do que sucumbir à triste e mísera realidade, já que de qualquer das formas pouco ou nada pode ser feito pra contrariar a máquina “sedenta pelo sangue do “zé povinho”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.