/

Trump deixa em “suspense” se vai aceitar resultado das eleições

1

Saul Loeb / EPA

-

O candidato republicano à Casa Branca afirmou no debate desta quarta-feira que só na altura é que vai decidir se aceita o resultado das eleições.

No terceiro e último debate entre os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump decidiu optar pelo “suspense”.

Questionado pelo moderador se vai aceitar, ou não, o resultado das eleições de 8 de novembro, o candidato republicano respondeu assim: “Vou ver isso na altura. Vou manter-vos em suspense”.

O magnata voltou a atacar Hillary Clinton, considerando que as eleições estão a ser manipuladas a seu favor, o que levou a rival democrata a acusá-lo de “denegrir” a democracia do país.

“Os media são tão corruptos, tão desonestos (…) que envenenaram as cabeças dos eleitores. Sabemos que há milhões de pessoas registadas para votar que não estão autorizadas a votar”, acusou.

“Ele está a denegrir e a deitar abaixo a nossa democracia. Estou chocada com o facto de alguém, que está nomeado por um dos dois maiores partidos, ter esta postura”, atacou Clinton.

Como já vem a ser habitual, o debate desta quarta-feira foi novamente azedo, com os candidatos a nem sequer aceitarem dar um aperto de mão antes ou depois.

Foram vários os temas abordados no debate, desde os impostos, a alteração da Segunda Emenda, a legalização do aborto e a defesa pela comunidade LGBT ou pelos imigrantes.

Em todos foram visíveis as diferenças entre os dois candidatos. Por exemplo, em relação à lei que permite o porte de armas aos americanos, Trump acusou Clinton de querer acabar com esse direito.

A adversária garantiu que defende a Segunda Emenda mas que, no entanto, “é preciso mais regulação”, recordando o sem número de pessoas que morre por crimes com armas de fogo.

Em relação ao aborto, Hillary também defendeu que “o Governo não tem de se meter nas decisões que as mulheres tomam” e prometeu um maior envolvimento com a comunidade LGBT.

Relativamente a um dos temas mais polémicos desta corrida à Casa Branca, a imigração, Trump voltou a reafirmar que é preciso um “muro” para travar os “maus hombres” que chegam ao país.

E ainda houve tempo para Clinton afirmar que Trump é uma “marioneta” do Presidente russo, Vladimir Putin, que tenta interferir nas eleições norte-americanas.

Segundo a habitual sondagem da CNN, a candidata democrata ganhou o debate com uma margem de 13 pontos percentuais, a menor dos três frente-a-frente realizados.

ZAP / Lusa

1 Comment

  1. Só no dia das eleições vai decidir se “aceita os resultados das eleições”? Que cómico. A primeira conclusão que tiro é que este individuo não tem noção do conceito de “Democracia”. A segunda é que ele está mesmo convencido que é o “maior lá sitio”, comportamentos que me leva a pensar que o homem tem alguma patologia psiquiatrica. É claramente um Narcisista (patologia que leva o doente a concluir que é o ” centro do mundo “, um “egocentrismo exarcebado”. A terceira é que este individuo se ganhasse as eleições, seria um perigo para o Mundo.

    Tudo o que referi antes não invalida que também tenha algumas duvidas sobre a concorrente Clinton. Só o facto dela estar ligada aos mafiosos do Banco Goldman Sachs, já me deixa desconfiado sobre a seriedade dela.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.