/

Trump e Sanders com vitórias esmagadoras no New Hampshire

Phil Roeder / Flickr

Bernie Sanders, candidato às primárias do partido Democrata para as eleições presidenciais de 2016 nos EUA

Bernie Sanders, candidato às primárias do partido Democrata para as eleições presidenciais de 2016 nos EUA

O republicano Donald Trump e o democrata Bernie Sanders venceram esta terça-feira as primárias de New Hampshire, uma etapa importante da corrida eleitoral norte-americana para a escolha do presidente dos Estados Unidos.

As eleições norte-americanas ocorrem em novembro deste ano. Antes disso, os candidatos lutam, em eleições primárias ou caucus, para serem escolhidos pelos partidos.

Nas primárias desta terça-feira, o milionário Donald Trump ficou com 34% dos votos dos republicanos, mais do que o dobro do pré-candidato John Kasich, governador de Ohio, que alcançou 16%. Em terceiro lugar, com 12%, ficou o senador do Texas Ted Cruz.

Do lado dos democratas, o senador Bernie Sanders ganhou 60% dos votos, enquanto a ex-secretária de Estado Hillary Clinton ficou com 39%.

As primárias de New Hampshire constituem a primeira de uma série de eleições – com urnas e votos secretos – que visam a escolher os delegados que vão votar nas convenções nacionais partidárias.

Até as convenções nacionais partidárias, que ocorrerão em junho, haverá várias primárias e caucuses (assembleias) em todo o país para escolher os delegados que vão votar por cada partido nas convenções. Antes das primárias de New Hampshire, houve apenas o caucus de Iowa, a 1 de fevereiro.

Segundo Casey Dominguez, professor da Universidade de San Diego (California), um candidato democrata precisa ganhar os votos de pelo menos 2.383 delegados. No total, a convenção nacional do partido terá 4.764 delegados. Já o candidato republicano precisa ser homologado por pelo menos 1.237 delegados, de um total de 2.472 delegados do partido.

“Portanto, é muito cedo para saber que candidato será escolhido por cada partido”, disse o professor.

Agência Brasil

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.