/

Troika preocupou-se mais com juntas de freguesia do que com os bancos

7

partidosocialista / Flickr

O primeiro-Ministro António Costa

O primeiro-ministro António Costa, em entrevista ao JN, acusa a Troika e o anterior governo de serem os principais responsáveis pelo caso Banif e fala sobre o futuro da TAP.

Em entrevista publicada esta sexta-feira, o Jornal de Notícias, primeiro-ministro afirma que as instituições responsáveis pelo resgate financeiro a Portugal estiveram “mais preocupadas com as juntas de freguesia do que com a banca”.

“A troika andou excessivamente preocupada a procurar problemas no Estado, nas autarquias, nas freguesias e nas regiões e bastante desatenta ao que acontecia no sistema financeiro”, acusa António Costa.

“Desde que o programa de ajustamento terminou, já vimos duas resoluções bancárias“, lembra o primeiro-ministro, numa referência aos casos BES e, mais recentemente, Banif.

O primeiro-ministro quer as responsabilidades do Banif apuradas, a supervisão da banca revista e o negócio da TAP investigado.

Mas António Costa faz questão de realçar que “temos de ter confiança no sistema de supervisão bancária, para não vivermos em dúvida sistemática em relação a cada uma das instituições reguladas”.

Abordando a questão da privatização da TAP, o primeiro-ministro defende que “um país como Portugal não se pode dar ao luxo de perder a sua companhia de bandeira”.

A questão não se centra na gestão da empresa, mas na garantia de que a maioria do capital é público”, diz Costa.

“Nós só dizemos que 51% do capital vai voltar a ser da TAP”, assegura o primeiro-ministro.

“Não são questões ideológicas, são questões de interesse nacional“, conclui António Costa.

ZAP

7 Comments

  1. Enfim, já começa … o que vale é que com ele as opiniões mudam depressa … estamos na fase de culpar tudo e todos … para alguém que foi o número dois socrático, nada mal …

    • O aberração desculpe lá, já começa porquê. Até agora que eu saiba ainda não vi nada que não estivesse de acordo com a realidade. Se parte do que aconteceu não é da responsabilidade das 2 entidades citadas, é de quem?
      Na minha opinião ainda vamos ter mais surpresas.
      Bolas vocês, os que comentam negativamente este governo, nem 10 dias de benefício da dúvida foram capazes de dar ao homem

  2. Vai ter agora já em Janeiro a oportunidade de malhar na troika porque eles vão vir aí para controlar o andamento da carruagem e talvez seja a nossa sorte! Só espero é que o senhor Costa não venha a fazer como o seu camarada Hollande quando de inicio afirmava bater o pé à senhora Merkel e deu em cordeirinho, depois temos também mais recentemente o seu camarada Tsipras que iria pôr toda a UE em Bruxelas em sentido e terminou em lambe-botas e reparem agora como já se mistura com todos eles sorridente e obediente; há… mas com estes Costa vocês não se safam, vão todos até fazer chi-chi nas cuecas!.

    • Vasco não percebo de que lado está, ou como se diz agora, qual é a sua narrativa. quer ver o costa ir ao fundo pela esquerda ou pela direita. Eu por mim e pra meu bem e de alguns milhões, queria que fosse bem sucedido, mas vocês, à boa maneira do que acontece com os vossos colegas de profissão bem sucedidos o que gostam é que eles se estatelem na 1ª curva. Não sei se é o seu caso mas se for, assim não vai a lado nenhum.

      • …o que nasce torto, nem cedo nem tarde, nunca se endireita!
        É como tentar tornar miscíveis água e azeite… Prevalece o que sobejamente se sabe: Não são miscíveis. Das propriedades resta apenas que são líquidos!
        .
        Um A.Costa mais bloquista do que socialista, distante dos comunistas e com estes em verdadeira união de facto, ainda acredita em uniões tricéfalas em que as partes não resistem aos bicos de pés com os beiços no trombone?
        É experimentação pura imediatista por resultados ‘simpáticos’… Esticar a corda por reposições, devoluções, aumentos… A factura não é para agora!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.