/

Três homens condenados nos EUA por conspiração para derrubar o governo

Três homens foram condenados nos EUA a 12 anos de prisão por planearem ataques contra o Governo usando “armas de destruição massiva”, aos quais se devia seguir uma revolta popular contra a Administração, informou hoje o Departamento de Justiça.

Os três homens queriam iniciar uma rebelião contra o poder de altos funcionários, que consideram exceder o estabelecido na Constituição, pelo que o seu plano era atacar agências governamentais e infraestruturas, esperando que grupos de todo o país os seguissem para fazer cair o Governo norte-americano.

Os condenados são Brian Cannon, de 37 anos, Terry Peace, de 47, e Cory Williamson, de 29.

FBI

Terry Peace, Brian Cannon, Cory Williamson

Terry Peace, Brian Cannon, Cory Williamson

“A ideologia e a retórica antigovernamental transformaram-se num perigoso extremismo e levaram os condenados a munirem-se e a equiparem-se com explosivos para os ataques”, afirmou em comunicado o procurador do distrito norte do estado de Georgia, John Horn.

O trio participou em vários fóruns na Internet, em janeiro e fevereiro de 2014, no quais falaram sobre como iniciar uma revolução contra o Governo federal atacando infraestruturas da Administração de Segurança nos Transportes, Departamento de Segurança Nacional e a Administração Federal para a Gestão de Emergências.

No início de fevereiro, Cannon e Williamson mudaram-se para a Georgiam para viver na casa de Peace e decidiram levar a cabo o primeiro ataque nesse estado norte-americano à espera que ‘milícias’ do resto do país seguissem os seus passos e se iniciasse uma revolução.

Então, Peace encarregou uma quarta pessoa, que acabaria por denunciá-los, de lhe providenciar 12 bombas de tubo e outros dois engenhos explosivos.

A 15 de fevereiro de 2014, os três homens dirigiram-se a Cartersville, na Georgia, “transportando várias armas de fogo” para recolher os explosivos, altura em que foram detidos pelo FBI.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.