/

Treino com agressões leva à suspensão de chefias da PSP

Uma ação de formação violenta a equipas de intervenção da PSP com recurso a bastões e algemas levou a que alguns chefes fossem suspensos.

O episódio das agressões aconteceu durante uma ação de formação a Equipas de Intervenção Rápida da PSP, um treino também conhecido por ‘Red Man’ (Homem Vermelho), noticia o Correio da Manhã.

Cerca de dez agentes foram sujeitos a violência com o uso de bastões e de algemas, tendo sofrido um dos agentes uma perda parcial de visão num dos olhos.

Sete vítimas deste episódio apresentaram queixas internas e a Inspeção-geral da Administração Interna deu os factos como provados. Acusados de permitirem atos de tortura, alguns membros das chefias da PSP foram suspensos.

Segundo o CM, um subcomissário da PSP de Lisboa terá sido condenado a 121 dias de suspensão, sem direito a salário, por ter permitido e assistido a este caso de violência sem intervir. Um chefe que coordenou a mesma formação foi também condenado a 45 dias de suspensão.

Para além das suspensões, os dois responsáveis receberam ordens de transferência dos serviços e outros três visados no processo também receberam repreensões escritas.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.