/

Tratamento genético resgata células mortas em cérebro de doentes de Alzheimer

Um estudo clínico da Universidade da Califórnia conseguiu, através de um tratamento genético experimental, reduzir a taxa de células nervosas mortas ou degeneradas no cérebro de pacientes com Alzheimer.

Ao injetarem um fator de crescimento neuronal no cérebro desses pacientes, as células mortas foram resgatadas, aumentando o seu crescimento e induzindo o surgimento de novas fibras. Em alguns casos, os efeitos benéficos persistiram por 10 anos.

Os novos resultados são resultados preliminares dos primeiros testes feitos em humanos que testaram os benefícios potenciais do fator de crescimento neuronal, NGF, em pacientes com Alzheimer.

O NGF foi descoberto na década de 1940 por Rita Levi-Montalcini, que demonstrou que a pequena proteína promove a sobrevivência de certos subtipos de neurónios sensoriais durante o desenvolvimento do sistema nervoso.

Desde então, outros estudos demonstraram que o fator também promove a sobrevivência de células produtoras de acetilcolina no cérebro, que morrem com a doença de Alzheimer.

O tratamento

Na primeira fase, oito pacientes com Alzheimer leve foram submetidos a uma biópsia da pele das costas, no sentido de serem isoladas células do tecido conjuntivo chamadas fibroblastos, geneticamente modificadas para expressar os genes de NGF, que depois foram implantados nas células do cérebro desses pacientes.

Um destes pacientes morreu cinco semanas depois de ser submetido ao tratamento.

A equipa do cientista Mark H. Tuszynski, investigador da Universidade de San Diego, da Califórnia, autor do estudo, obteve permissão para realizar uma autópsia e, em 2005, relatou que o tratamento ajudou a encontrar respostas sobre o crescimento das células sem causar efeitos adversos.

Os últimos resultados vêm de exames post-mortem dos cérebros desses pacientes, os quais também tinham sido recrutados num estudo entre março de 2001 e outubro de 2012, para serem submetidos à terapia.

Alguns dos participantes morreram até um ano após o tratamento, outros sobreviveram por um período de até 10 anos.

A autópsia dos cérebros revelou que todos os pacientes tinham respondido ao tratamento, ou seja, todas as amostras de tecido do cérebro continham neurónios doentes, conforme o esperado, mas na região do cérebro que recebeu o NGF tinham nascido fibras axonais nas células, e nas restantes partes do cérebro não foi visto o mesmo resultado.

Nenhum dos pacientes apresentou efeitos adversos ao longo do tratamento.

Os resultados preliminares do estudo sugerem que as células sintetizam o NGF e aumentam muito a sua concentração em torno do local onde foi administrado.

Segundo os cientistas, as respostas das células ao NGF podem persistir durante anos no cérebro.

Como a segunda fase do estudo ainda está em curso, é cedo para dizer se o tratamento pode ser eficaz para tratar o Alzheimer, enfatizam os cientistas.

Porém, acreditam que esta é uma estratégia viável para combater o Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.