//

Trabalhadores de aviários obrigados a usar fraldas por não fazerem pausas

3

A grande maioria dos funcionários de aviários norte-americanos são obrigados a usar fraldas, durante o trabalho, por não poderem fazer pausas para ir à casa de banho.

Segundo um estudo da organização britânica Oxfam, publicado esta terça-feira, “a grande maioria” dos 250 mil trabalhadores do setor aviário norte-americano é ridicularizada, ignorada ou ameaçada com despedimento quando pede para ir à casa de banho, “não beneficiando de pausas adequadas” para o efeito, no que constitui uma “clara violação das leis norte-americanas de segurança no trabalho”.

“Os trabalhadores lutam para se adaptar a essa negação de uma necessidade humana básica. Urinam e defecam enquanto se encontram na linha de produção, usando fraldas para trabalhar“, refere o relatório divulgado pela filial da organização não-governamental (ONG).

A organização cita um inquérito realizado junto de 266 trabalhadores em Alabama, por uma associação que luta contra a discriminação, em que “quase 80% afirma que não lhes é permitido fazer pausas para ir à casa de banho quando precisam“.

Outro inquérito, no Minnesota, revelou que “86% dos trabalhadores disse ter menos de duas pausas para ir à casa de banho numa semana”, sublinha a Oxfam.

Segundo a organização, os poucos funcionários que indicaram poder ir à casa de banho sempre que precisam trabalham em unidades sindicalizadas, perfazendo aproximadamente um terço do total.

Os supervisores dos aviários recusam que os trabalhadores deixem a linha de produção para ir à casa de banho porque se encontram sob elevada pressão para manter a produção ou cumprir quotas diárias, refere o estudo.

“Enquanto a indústria aviária goza hoje de lucros recordes, a realidade da vida no interior das fábricas de processamento permanece penosa e perigosa”, sustenta a Oxfam, falando dos “baixos salários”, de “elevadas taxas de lesões e doenças” e das “difíceis condições de trabalho” dos funcionários, que “têm pouca voz”.

A Tyson, um das maiores empresas do setor das aves no mundo, afirmou, em comunicado, que “não irá tolerar a recusa de pedidos para deslocações à casa de banho” nas suas fábricas.

“Estamos preocupados com estas queixas anónimas e embora não tenhamos atualmente provas de que são verdadeiras, estamos a verificar para ter a certeza de que a nossa posição se encontra a ser seguida”, indicou a empresa.

ZAP / Lusa

3 Comments

  1. Lembram-se desta? Será que leram esta?

    Um dia o Sócrates contratou um trabalhador e colocou-o a abrir rasgos na terra. Deu-lhe um horário de trabalho das 8:00 às 17:00 horas.
    Certo dia Sócrates observando o trabalho do seu colaborador, achou que podia ser melhor aproveitado.
    Sugeriu-lhe então o seguinte:
    – Ó amigo, já que você tem 2 mãos, com uma mão você cava e com a outra vai regando. Olhe e já agora começa a vir das 7:00 às 18:00 horas.
    No outro dia, Sócrates olhou outra vez para o seu colaborador e achou-o ainda pouco produtivo. Então sugeriu-lhe:
    – Já que você além das mãos tem também uma boca, podia enchê-la de sementes e enquanto com uma mão cava e com a outra rega podia cuspir as sementes. Já agora começa a trabalhar ás 6.00 e termina às 19:00 horas.
    Noutro dia Sócrates começou a pensar que o seu colaborador deveria trabalhar enquanto houvesse luz de dia. Portanto sugeriu-lhe que o seu trabalho passasse a ser das 5:00 até às 22:00 horas. E assim foi.
    Um dia quando o pobre trabalhador voltava a casa do trabalho, deparou com a sua mulher com outro homem na cama.O homem, chorou, chorou, chorou vezes sem conta até que a mulher e o amante desesperados com aquela situação, tentaram consola-lo, perguntando-lhe porque chorava ele assim tanto. Ao que ele respondeu:
    – Se o Sócrates descobre agora que eu tenho 2 cornos, coloca-me lá umas lanternas e põe-me a trabalhar a noite toda.!!!

  2. Simplesmente escandaloso, por cá parece também haver situações idênticas e o que eu considero o pior dos males são os sindicatos partidarizados dividindo e afastando os trabalhadores de se sindicalizarem, por outro lado é uma prova evidente de como vivemos numa falsa democracia e por fim a ganância leva cada vez mais a mais exigência ultrapassando o limite aceitável exigível ao ser humano o que é absolutamente desumano e acaba por criar traumas que ficam caros ás pessoas e aos estados.

  3. Viva o capitalismo selvagem onde o lucro justifica tudo!!
    Vale tudo para aumentar os lucros exorbitantes dos “abutres”, perdão, aumentar a “produtividade”…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.