//

Trabalhador romeno chegou e já é celebridade no Reino Unido

fb/spirescu.victor/

Victor Spirescu tornou-se famoso no Reino Unido

Victor Spirescu tornou-se famoso no Reino Unido

Os ‘media’ britânicos previam grande afluxo de búlgaros e romenos ao Reino Unido após o levantamento das restrições de trabalho a 1 de Janeiro, mas só descobriram Victor Spirescu, um romeno que já se tornou uma celebridade.

Este romeno de 30 anos surge em sucessivas entrevistas como o rosto dos trabalhadores migrantes cuja chegada em massa ao Reino Unido causa preocupação.

O jovem tornou-se inesperadamente uma ‘estrela’ ao chegar ao aeroporto de Luton (norte de Londres) no dia em que foram levantadas para búlgaros e romenos as restrições do mercado de trabalho na União Europeia (UE), sendo recebido por jornalistas e por dois parlamentares.

As atenções recaíram nele por ser um dos passageiros do voo proveniente da Roménia que nunca tinha estado no Reino Unido. Quase todos os outros passageiros já trabalhavam e residiam em território britânico e regressavam das férias de Natal.

“Não estou cá para roubar. Venho trabalhar e depois volto para casa”, afirmou Spirescu, que deixou noiva na Roménia e pretende apenas ganhar dinheiro para renovar a casa que compraram.

O jornal Daily Telegraph já enviou uma equipa de reportagem à aldeia romena de Pelisor para entrevistar a jovem de 19 anos.

Victor Spirescu, que segundo o Times teve várias ocupações no seu país (pastor, eletricista, mecânico), já encontrou trabalho no Reino Unido na lavagem de carros.

“Quando vou ao supermercado, as pessoas olham para mim. Ouvi uma criança dizer à mãe: ‘olha, é o tipo da televisão'”, contou à Sky News, acrescentando que as pessoas têm sido simpáticas.

A inquietação suscitada pela abertura total do mercado de trabalho a cidadãos dos dois países mais pobres da UE levou o primeiro-ministro conservador britânico, David Cameron, a restringir o acesso dos imigrantes aos benefícios sociais.

 

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.