/

Titanic dos céus: o maior avião do mundo levanta voo em 2016

2

stratolaunch.com

Stratolaunch 351 Roc, o Titanic dos céus

Stratolaunch 351 Roc, o Titanic dos céus

É três vezes maior que um Boeing 737 e parece um gigantesco catamaran voador. O Stratolaunch 351 Roc, o maior avião da história, vai fazer o seu primeiro voo em 2016.

A Scaled Composites, empresa que está a construir o avião, no Air and Space Port, no deserto do Mojave, na Califórnia, espera que o Stratolaunch faça o seu primeiro voo no próximo ano.

Segundo o The Independent, a enorme aeronave tem 28 rodas, 6 motores de Boeing 747, uma envergadura de 117 metros e 540 toneladas de peso.

O Stratolaunch foi concebido para desempenhar a função de plataforma de lançamento voadora. Irá lançar um novo modelo de foguetão, desenvolvido especificamente para o Stratolaunch pela SpaceX de Elon Musk.

O Stratolaunch poderá colocar em órbita um número maior de astronautas – até 6 por cada lançamento, em vez dos actuais 3 – e mais volume de carga, com menor consumo de combustível.

A aeronave ganhou a alcunha de “Roc” em referência à Roca, a gigantesca ave mitológica persa capaz de levar um elefante nas suas garras.

Foi concebida pela Stratolaunch Systems, que desenvolve as naves de turismo espacial da Virgin Galactic de Richard Branson.

A empresa foi fundada por Paul Allen, co-fundador da Microsoft, para desenhar naves experimentais – com a ambição provável de levar o Homem mais longe do que alguma vez chegou.

ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.