/

Valioso tesouro viking descoberto na Escócia

2

Um valioso tesouro viking foi encontrado nos campos da região de Dumfries, no sul da Escócia.

Entre os mais de cem objectos encontrados, contam-se jóias, pulseiras e pendentes de prata e ouro.

A descoberta impressionou os que se dedicam a estudar o património cultural escocês.

Stuart Campbell, director de património do Museu Nacional da Escócia, disse à BBC que “nunca antes tinha sido encontrado algo assim na Escócia, porque este tesouro tem peças produzidas em várias partes da Europa”.

As peças foram identificadas como sendo originárias da Escandinávia, local de proveniência dos Vikings, mas também da Irlanda e do centro do continente europeu.

São peças muito antigas, cuja origem está entre os séculos XVIII e X.

BBC

Derek McLennan e o seu tesouro viking

Derek McLennan e o seu tesouro viking

O tesouro foi encontrado por Dereck McLennan, um empresário local, com a ajuda de um detector de metais.

Não é a primeira vez que McLennan caça um tesouro. Em dezembro passado, o explorador descobriu a maior colecção de moedas de prata da Escócia.

McLennan conta que ficou muito surpreendido e radiante quando identificou marcas em algumas das peças que lhe gritavam “eu sou viking!”

O governo britânico vai agora adquirir o tesouro ao seu descobridor e ao dono das terras onde foi encontrado.

O valor do tesouro, que está a ser estudado e conservado antes de poder ser exibido, é estimado em centenas de milhares de euros.

Mas os estudiosos e académicos consideram que o valor do  achado é “simplesmente inestimável”.

ZAP / BBC

2 Comments

  1. Um detectorista contribuiu, com dois achados extraordinários, para o conhecimento da História. Fechados em gabinetes fedorentos, os mandantes contribuem ZERO para esse mesmo conhecimento. Por que razão se proíbe o detectorismo em Portugal? O que têm os outros povos de diferente para que os Estados acreditem neles, ao contrário de Portugal, que mede os seus cidadãos com etiquetas abaixo de “ladrão”, de “vigarista” ou de “incompetente”. Quanta História não poderia o detectorismo descobrir em Portugal?

  2. Caro Mario Santos, os meus parabens pelo oportunismo do comentário. Dizer que faço minhas as suas palavras seria pouca paga pelas mesmas, mas se alguem se apercebesse dos valores que interveem em tão interessante passatempo, a todos os niveis, talvez se abrissem mais oportunidades de trabalho para muita gente, mas como sempre, neste pobre jardim à beira mar mal semeado, só quem tem poder de decisão, quando está distraído ou em altura de eleições , é que se lembra de coisas que apesar de tudo, considera comezinhas. Exemplo – o tuning automóvel, movimenta milhões em qualquer país onde a burocracia não é tão exemplar como em Portugal e isto apesar de considerarem que a segurança é primordial em tal actividade. Basta pensar em quantas profissões se poderão incluir esta actividade e correlacionados. Enfim, é o que temos ou merecemos. Um abraço de consideração para si. Fernando S. Madeira

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.