Terrorista de Charleston divulgou manifesto racista

lastrhodesian.com

Dylann Roof, autor do massacre da igreja de Charleston, Estados Unidos

O autor do massacre da igreja de Charleston, Estados Unidos, em que morreram nove pessoas, na última quarta-feira, terá escrito um manifesto racista num site da internet, que começou a circular nas redes sociais.

A página, lastrhodesian.com que entretanto ficou indisponível, exibia várias fotos do atirador, Dylann Roof, e continha um longo texto apresentado como um manifesto pela “guerra racial”.

Não se sabe se o site foi partilhado por cúmplices do assassino, de 21 anos, ou se terá sido descoberto por acaso.

O nome do site, em português “O Último Rodésio”, é uma referência à Rodésia do Sul, nome do actual Zimbabué, quando esta nação africana era dominada por um regime ditatorial da minoria branca.

No manifesto, Roof explica que o caso de Trayvon Martin motivou-o a cometer o crime de quarta-feira.

O jovem refere-se à morte de um adolescente negro em 2012 na Flórida, abatido a tiro por George Zimmerman, um latino. O atirador foi absolvido da acusação de homicídio, mas o episódio tem sido apresentado como um exemplo da violência contra jovens afro-americanos.

“É óbvio que Zimmerman tinha toda a razão”, afirma Roof, ao mesmo tempo que considera que os hispânicos são “inimigos”.

O jovem defende a segregação racial e diz-se um defensor dos brancos “forçados a viver entre os negros por razões económicas”, por oposição aos que mudam para “bons subúrbios” e que colocam os filhos em “boas escolas”.

“Alguém tem de lutar por eles”, acrescenta.

O atirador explica, ainda, que escolheu Charleston por ser uma cidade tradicionalmente de maioria negra, e a igreja Emanuel pelas ligações históricas ao movimento dos direitos civis.

Roof pretendia iniciar uma guerra entre raças. Está agora detido, arriscando a pena de morte.

lastrhodesian.com

Em várias das fotos colocadas no site lastrodhesian.com, Dylann Roof exibe armas de fogo

Em várias das fotos colocadas no site lastrodhesian.com, Dylann Roof exibe armas de fogo

Milhares de pessoas em vigília pelas vítimas

Milhares de pessoas participaram numa vigília, na última sexta-feira, dia 19, para lembrar as nove vítimas do tiroteio, segurando rosas brancas e vermelhas.

De mãos dadas, muitos com lágrimas nos olhos, os participantes cantaram o hino do protesto “We Shall Overcome”, em resposta ao massacre na igreja episcopal metodista.

Os líderes da comunidade expressaram mensagens de fé e compaixão e disseram que esta tragédia não irá criar uma divisão racial na cidade.

“Juntamo-nos aqui para uma noite de oração e amor”, disse o presidente da Câmara, Joseph Riley, que partilhou o palco com os principais líderes religiosos de Charleston.

/Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.