/

Terramoto com 116 réplicas fez 9 mortos e mais de mil feridos no Japão

O terramoto de 6,5 graus de magnitude que atingiu esta quinta-feira o sudoeste do Japão deixou pelo menos nove mortos e cerca de mil feridos, entre eles 53 em estado grave, segundo os últimos dados divulgados pelas autoridades japonesas.

O tremor de terra, o mais violento desde o que provocou o tsunami de 2011, aconteceu às 21h26 desta quinta-feira, na cidade de Kumamoto, no litoral ocidental da ilha de Kyushu, e o seu epicentro situou-se a cerca de 11 quilómetros de profundidade.

O abalo sísmico atingiu o nível 7 na escala japonesa, que ao contrário da escala de Richter avalia mais os danos nas áreas afectadas do que a intensidade do tremor.

Segundo a agência EFE, as nove vítimas são quatro homens e cinco mulheres, a maioria das quais maiores de 60 anos.

O último balanço das autoridades dá conta de mais de mil pessoas feridas, das quais 53 se encontram hospitalizadas em estado grave, e de 44.400 pessoas desalojadas de suas casas.

A Agência Meteorológica do Japão não decretou alerta de tsunami por causa do terremoto, que teve até agora 116 réplicas registadas.

Segundo a empresa que gere a central nuclear de Sendai, a única actualmente em operação no país, que se encontra a cerca de 120 quilómetros a sul do epicentro, esta continuou a operar sem problemas.

Este é o primeiro terremoto a alcançar o nível 7 na escala japonesa, desde o devastador terremoto e subsequente tsunami de 11 de março de 2011, que fez mais de 18.000 mortos no nordeste japonês e provocou na central de Fukushima o pior acidente nuclear desde Chernobyl.

[sc:Richter ]

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.