//

Termina hoje prazo de inscrição para certificado de Inglês

2

Os pais que querem que os filhos obtenham o certificado do Cambridge English na prova de aferição de inglês, que os alunos do 9.º ano de escolaridade realizam este ano pela primeira vez, têm até segunda-feira para fazer a inscrição.

O teste diagnóstico escrito de Inglês, obrigatório para todos os alunos do 9.º ano, vai realizar-se no dia 30 de abril, segundo um despacho publicado na quinta-feira em Diário da República.

A prova é certificada pelo Cambridge English Language Assessment, entidade pertencente à Universidade de Cambridge, que desenvolve instrumentos de avaliação ao domínio da língua.

A inscrição para a obtenção do certificado decorre de 12 a 24 de fevereiro com um custo de 25 euros.

Trata-se da primeira vez que é realizada a prova de avaliação diagnóstica a Inglês, que vai integrar “obrigatoriamente a compreensão da leitura e da expressão escrita, a compreensão do oral e a produção oral”.

A componente da produção oral decorrerá entre 24 de março e 16 de maio para os alunos do 9.º ano e terá a duração de 8 a 10 minutos para cada aluno. Tem de ser realizada na presença de dois examinadores e um mínimo de dois alunos.

O teste, obrigatório para os jovens do 9.º ano, pode também ser realizado por estudantes dos 6.º ao 12.º ano e idades entre os 11 e os 17 anos e que pretendam obter a certificação internacional Cambridge English Language Assessment.

Esta prova, que vai arrancar em abril, dará acesso a um certificado que pode variar entre os níveis A1 (utilizador elementar), A2 (utilizador básico) e B1 (utilizador experiente), dependendo do resultado individual de cada aluno.

A realização desta prova, anunciada em setembro passado pelo ministro da Educação, Nuno Crato, e que será paga com recurso ao patrocínio de várias empresas privadas, originou alguma contestação junto dos sindicatos de professores, que entendem que há entidades públicas nacionais capazes de assegurar este tipo de certificação e que não seria preciso entregar o processo a uma entidade privada e estrangeira.

O presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) defendeu que conseguir qualificar um grande número de estudantes com um domínio avançado da língua inglesa no fim do ensino secundário pode ter um “impacto decisivo para a economia portuguesa”.

“No futuro, se conseguirmos ter a população estudantil no final do secundário com um nível de certificação do “First Certificate” [utilizador intermédio-alto], algo que o IAVE ambiciona poder pôr de pé no espaço de dois anos, máximo três, então o impacto para a economia portuguesa é absolutamente decisivo”, afirmou Helder Sousa à agência Lusa.

2 Comments

  1. Apesar dos 25 Euros de cada inscrição, mais uma vez os nossos dinheiros mal gastos.

    O único certificado universal, reconhecido e até exigido pelas principais universidades dos países de língua oficial inglesa (e não só), é o IELTS (http://www.ielts.org), apoiado e divulgado pelo British Council (http://www.britishcouncil.org) o organismo oficial do Reino Unido que promove o ensino das língua e cultura inglesa no mundo.

  2. Ó Miguel, não fales do que não sabes. O Cambridge English Language Assessment (CELA) é precisamente uma das entidades que promovem o IELTS. O First Certificate of English referido pelo Ministério é o primeiro nível de diploma académico do CELA (que atesta um nível médio-alto de conhecimento da língua inglesa). O IELTS não te dá nenhum diploma. Atesta apenas que naquele momento tinhas um determinado nível de capacidade de utilização do inglês. Ao contrário do FCE, o certificado do IELTS tem uma validade temporal. Se o exame agora pago fosse o IELTS em vez do FCE, aí sim talvez fosse dinheiro mal empregue.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.