/

Terça-feira foi o dia mais quente do ano em Portugal

O passado dia 6 de setembro, terça-feira, foi o mais quente do ano em Portugal continental, informou esta quarta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IPMA.

“Nos dias 5 e 6 registaram-se valores de temperatura média do ar muito elevados em Portugal continental, sendo o dia 06 de setembro o mais quente do ano, com uma temperatura média de 29.2 graus centígrados “, refere o IPMA em comunicado.

Segundo o instituto, na terça-feira os “valores médios da temperatura máxima (38,6 graus centígrados) e mínima (19,8 graus centígrados) foram também os mais altos deste ano“.

O IPMA sublinha também que houve valores muito altos de temperatura mínima, que foram registados nas estações de Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Évora, Beja e Vila Real de Santo António.

“De salientar a ocorrência de uma onda de calor, com início no final de agosto ou 1 de setembro, em grande parte das regiões do Norte e Centro e interior do Alentejo”, referiu.

As elevadas temperaturas registadas ficaram a dever-se à localização de um anticiclone sobre a Península Ibérica e o norte de África, que provocou o transporte de ar muito quente.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.