/

Temperaturas sobem a partir de segunda-feira

As temperaturas máximas vão começar a subir gradualmente a partir de segunda-feira, prevendo-se ainda precipitação no fim de semana no Minho e Douro litoral, disse esta sexta-feira à agência Lusa a meteorologista Cristina Simões.

“Para o fim de semana ainda prevemos chuva em geral fraca, mas apenas no Minho e Douro litoral. As regiões do norte e centro vão continuar a ter alguma nebulosidade, enquanto no sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo”, disse a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Cristina Simões, as temperaturas não vão sofrer alterações significativas no fim de semana, variando entre os 22 e os 32/33 graus nas regiões do interior e no Alentejo.

“No domingo, as temperaturas sofrem uma ligeira descida e a partir de segunda-feira vão subindo gradualmente”, adiantou, salientando que na segunda-feira já não está prevista precipitação.

Segundo Cristina Simões, estas temperaturas são normais para a época, não se prevendo para já tempo seco.

“Estamos no início do verão. Esta situação ocorre porque tem havido alguma nebulosidade e precipitação por causa de uma corrente de oeste que traz alguma humidade. Geralmente as situações de tempo mais quente estão associadas a vento de leste quente e seco, que para já ainda não se prevê”, disse.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao final da manhã e para o final do dia e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo da Roca até final da manhã.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste nas terras altas e no litoral oeste, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima nas regiões do litoral norte centro.

Na Madeira, prevêem-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e vento fraco a moderado de nordeste.

Para os Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Braga e Faro prevê-se uma máxima de 26 graus, no Porto e na Guarda 22, em Évora 32, Beja 30, Castelo Branco 31, Bragança 28, Funchal e Angra do Heroísmo 24, Ponta Delgada 23 e Santa Cruz das Flores 25.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.