Temperaturas da Madeira diminuem probabilidade de dengue na ilha

Capt Gorgeous / Flickr

Investigadores do Reino Unido, incluindo um português da Universidade de Oxford, concluíram num estudo recente que a Ilha da Madeira apresenta ciclos climáticos incompatíveis com o vírus da dengue.

A descoberta, publicada este mês na PLoS Neglected Tropical Diseases, foi feita após a investigação de dados da Direção Geral de Saúde e autoridades Europeias durante o surto que ocorreu no arquipélago em 2012, altura em que terá infetado mais de duas mil pessoas.

Segundo os investigadores José Lourenço e Mario Recker, que assinam o estudo, as temperaturas não tropicais, presentes na Madeira nos meses mais frios, interferem com a capacidade do vírus da dengue se reproduzir dentro do mosquito.

A ilha apresenta assim uma defesa natural contra a sustentabilidade do vírus no território, o que terá sido o fator determinante para o fim da epidemia de 2012 em dezembro desse ano.

A epidemia de dengue na Madeira foi a primeira de longa duração na Europa, apresentando-se como um evento de grande importância para a saúde pública local e do resto do continente.

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 3 mil mihiões de pessoas vivam em países já afetados ou em risco de serem afetados pela dengue, um vírus que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.