/

Este telhado guarda água da chuva para refrescar as casas de forma natural

Uma equipa de arquitetos desenvolveu um telhado que, além de armazenar a água da chuva, oferece uma sombra extra ao edifício onde está instalado. Uma boa alternativa para regiões áridas e secas como a capital do Irão.

Teerão, capital do Irão, sofre bastante por causa do seu clima árido. Na região chove apenas um terço da média mundial, a evaporação é também três vezes maior e a escassez de água é um problema iminente. Por isso, começam a surgir ideias para contornar estes desafios.

Um desses casos é a empresa BMDesign que recentemente foi contratada para projetar uma escola na cidade de Kerman. A equipa de arquitetos aproveitou para criar um conceito inovador que pudesse aproveitar a água da chuva.

Por isso, desenharam um telhado côncavo, em forma de “vasilha gigante”, que colocada em cima dos edifícios, ajuda a agrupar as gotas de água antes que estas se evaporem. Além disso, estes telhados também dão uma sombra extra para ajudar a manter a temperatura do ambiente mais fresca.

A água é armazenada em reservatórios construídos dentro das paredes, outra estratégia para combater o calor, o que também diminui o consumo de energia elétrica por causa do ar-condicionado.

Ambientalistas estimam que as regiões áridas aumentem nas próximas décadas por causa do aquecimento global. No Irão, 65% do território é árido e o número sobe para 85% se forem incluídas as áreas semiáridas.

A expansão dessas zonas já é uma realidade – grandes lagos, como o Urmia, já diminuíram para frações do seu tamanho anterior -, comprovando a necessidade de pensar em alternativas antes que seja tarde demais.

ZAP // Hypeness

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.