/

Televisões entregam proposta que inclui Paulo Portas nos debates

6

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas

As televisões generalistas enviaram esta quinta-feira uma nova proposta aos partidos, que inclui o líder do CDS-PP, Paulo Portas, nos debates frente-a-frente das legislativas, disseram à Lusa fontes ligadas ao processo.

A RTP, SIC e TVI voltam na sexta-feira de manhã a reunir-se, pela terceira vez, com os partidos com assento parlamentar sobre os debates nas legislativas.

Na proposta anterior, as televisões previam três frente-a-frente entre os líderes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do PS, António Costa, um debate com todos os partidos com assento parlamentar, em terreno neutro, para todos os meios de comunicação social transmitirem, e um conjunto de debates entre os partidos.

De acordo com fontes ligadas ao processo, na proposta anterior não estavam previstos debates com Paulo Portas, uma vez que o CDS-PP candidata-se com o PSD na coligação Portugal à Frente.

Agora, a nova proposta inclui Paulo Portas nos debates, prevendo-se três frente-a-frente, adiantaram as mesmas fontes.

O ajuste do calendário e quando e com quem serão os debates são detalhes que vão estar em discussão na reunião de hoje.

A lei que regula a cobertura jornalística em período eleitoral, publicada em Diário da República na semana passada, refere que “no período eleitoral os debates entre candidaturas promovidos pelos órgãos de comunicação social obedecem ao princípio da liberdade editorial e de autonomia de programação, devendo ter em conta a representatividade política e social das candidaturas concorrentes”.

O Presidente da República marcou as legislativas para 4 de Outubro e considerou “desejável” que o próximo Governo tenha um apoio “maioritário” no parlamento e seja “sólido, estável e duradouro”.

Numa comunicação ao país, Cavaco Silva afirmou que cabe aos partidos a responsabilidade de negociar “uma solução governativa estável e credível” com apoio maioritário no parlamento, face à possibilidade de nenhum deles alcançar maioria.

O Presidente da República apelou ainda a uma campanha eleitoral serena e com elevação, considerando que, no momento que Portugal atravessa, é essencial preservar “pontes de diálogo” entre os partidos.

/Lusa

6 Comments

  1. Em qualquer bloco de notícias, sobretudo em televisão, quem lidera o “tempo de antena” são os bloquistas da esqª radical de aviário liderados pelas tias do costume, logo seguidos por PS e PCP…
    Em muitos daqueles blocos noticiários, chega-se ao desplante de nem sequer se ouvir qualquer “contraditório” quer pelo governo quer pelos deputados da maioria, mesmo sobre assuntos de ordem governativa… Aquela imprensa liga o trombone e até dá a impressão que são peões de brega. Por ex.- a quando da apresentação do programa eleitoral da coligação alguns canais mudaram a mira, antes do final, pois sabiam em serviço que de imediato o A.Costa estava pronto para desviar eventuais atenções mediáticas! E depois, claro, vieram as tias em duplicado e o PCP… Isto é as “forças concertadas do 5º poder” em democracia!

    • Coitadinho do Paulinho das feiras…
      O papagaio dono do CDS (que por acaso é um dos políticos que está há mais tempo no poder (e tem feito um excelente trabalho!!)) estava mesmo a precisar da tua ajuda…
      Se ele tivesse o mínimo de vergonha, além de não aparecer mais na tv, já teria emigrado para lá de Bagdad…

    • A carência de personalização resiste à vassoura que monta mesmo sabendo que não é suficientemente encarquilhada e mazinha para que a faça voar!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.