/

Telemóveis podem ajudar a resolver o analfabetismo global

foto: Victorgrigas / wikimedia

foto: Victorgrigas / wikimedia

Um relatório recente da UNESCO relembra o elevado número de pessoas, um pouco por todo o mundo, que não sabe ler. E a principal razão é o facto de não terem acesso a livros. Ler requer livros, e sem eles as pessoas não conseguem praticar as suas habilidades a nível de leitura.

Isto pode não ser um grande problema no mundo ocidental, mas nos países em desenvolvimento, onde o dinheiro é insuficiente, comprar livros não é, de todo, a prioridade.

A solução, de acordo com a UNESCO, pode passar pela tecnologia. Em países como a Etiópia, Nigéria e Paquistão, centenas de milhares de pessoas estão a ler com a ajuda dos telemóveis, cujos preços estão tão baixos – devido aos avanços na tecnologia – que quase toda a gente pode comprar um. Na realidade, dos cerca dos sete biliões de pessoas que habitam a Terra actualmente, mais de seis biliões possuem telemóveis.

Na Nigéria, por exemplo, a taxa de iliteracia é de 40 por cento, com apenas uma biblioteca disponível para 1,35 milhões de pessoas. Os telefones móveis, por outro lado, são largamente utilizados no país como um modo de comunicação simples, podendo ser utilizados para ler. De acordo com a UNESCO, «apesar de os telemóveis ainda serem usados principalmente como meio de comunicação básica, são também, e cada vez mais, uma porta de entrada para o formato de textos longos». E ressalva que «por uma pequena fracção do custo de um livro físico, é muitas vezes possível aceder ao mesmo livro através de um dispositivo móvel».

Apesar de a internet ter ajudado, e muito, a divulgar informação e permitir que qualquer pessoa aceda a centenas de milhares de livros online, não é a melhor solução. O problema é que nem toda a gente tem acesso à internet. Os dados revelam que no continente africano, apenas sete por cento das habitações estão ligadas à internet, em comparação com os 77 por cento na Europa.

Isto traz-nos de volta para o telemóvel, que já está a ser usado por muitas pessoas para a leitura. Mark West, da UNESCO, afirma que «a principal conclusão deste estudo é que os dispositivos móveis podem ajudar as pessoas a desenvolver, manter e melhorar as suas competências de literacia. Isto é importante porque a alfabetização abre as portas para oportunidades e benefícios de mudança de vida».

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.