/

Ted Cruz venceu Trump no primeiro round, Bernie empata Hillary

1

jbouie / Flickr

Ted Cruz, senador republicano do Texas

Ted Cruz, senador pelo Texas, venceu o caucus do Iowa, a primeira mini-convenção republicana para escolher o seu candidato às presidenciais. Entre os democratas, Hillary Clinton teve uma disputa apertada com o socialista Bernie Sanders.

Com 95% dos votos apurados, no primeiro evento da série de primárias que aponta as preferências dos eleitores e elege os delegados para as convenções partidárias em julho, a democrata Hillary Clinton contava com 49,89% de votos, enquanto Bernie Sanders tinha 49,59%,

Entre os republicanos, Ted Cruz teve 28% dos votos, contra 24% do multimilionário Donald Trump. O senador da Flórida, Marco Rubio, conquistou 23% dos votos.

Iowa representa menos de 1% do total do eleitorado nos Estados Unidos e tradicionalmente inicia a fase dos caucus e primárias para a escolha dos delegados que irão votar nas convenções partidárias em julho.

O estado do Iowa tem pouco mais de 3 milhões de habitantes. Os democratas elegem 44 delegados pelo estado, e os republicanos, 30.

Em 2008, Hillary Clinton, então favorita na pré-campanha, perdeu para Barack Obama, na altura senador.

Para os analistas e a generalidade da imprensa norte-americana, uma vitória no Iowa representa habitualmente uma amostra da votação nacional.

cobblucas / Flickr

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, mulher do ex-presidente Bill Clinton

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, mulher do ex-presidente Bill Clinton

“Sou progressista e também quero mudanças”, disse Hillary Clinton, depois da apertada vitória no lado democrata, e de ter visto Bernie Sanders crescer nos últimos dias, graças ao seu discurso mais liberal e à esquerda, Hillary Clinton afirmou após o resultado.

Com as sondagens a indicar um empate técnico entre Sanders e Clinton em alguns estados, o presidente Obama “entrou também na campanha”, defendendo Clinton como a candidata ideal pela sua “ampla e comprovada” experiência administrativa.

Os delegados eleitos nas primárias comprometem-se a votar de acordo com a orientação dos eleitores do seu estado.

No último fim de semana, os candidatos de ambos os partidos lutaram corpo-a-corpo em Iowa.

Bernie Sanders, de 72 anos, candidato assumidamente socialista e que tem sido apontado como responsável pelo “despertar para a política” de uma camada de eleitores que nunca vota, foi à procura do voto jovem, simpatizante de mudanças mais progressistas e com simpatia por ideias à esquerda.

Hillary Clinton tem mantido uma posição de alternativa próxima da base tradicional do Partido Democrata.

Max Goldberg, Iowa State Daily / Flickr

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

No lado republicano, o multimilionário Donald Trump, apontado como favorito nas sondagens regionais, foi ultrapassado por Ted Cruz. Após a divulgação dos resultados, Trump foi comedido. Disse sentir-se honrado por ter ficado em segundo lugar nas votações, e que “ama o povo do estado”.

Donald Trump já declarou que se vai manter na corrida à presidência, como candidato independente, mesmo que não seja escolhido pelo eleitorado republicano.

O próximo evento da campanha ocorre a 9 de fevereiro, nas primárias de New Hampshire.

ZAP / ABr

1 Comment

  1. Fico muito apreensivo ao ver a “qualidade” dos dois candidatos republicanos á presidência da maior potência mundial; venha o diabo e escolha entre um evangélico fanático de ultra direita e um empresário ultra liberal e iletrado.
    Se algum deles chegar á presidência dos EUA prevejo muitas nuvens negras no horizonte mundial.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.